Guarda: Órgão de Tubos da Sé deve ser inaugurado até ao final do ano

Guarda, 11 jan 2024 (Ecclesia) – A Sé da Guarda vai ter, até ao final do ano, um órgão de tubos disse o autarca daquela cidade na assinatura dos contratos para a concretização dos projetos.

“A partir de hoje, estamos no caminho para que, se Deus quiser, lá mais para o final do ano, possamos inaugurar, benzer e voltar a ouvir esta magnífica sonoridade que é o órgão de tubos”, disse o presidente da Câmara da Guarda, na sessão de assinatura dos contractos de Financiamento entre o Município da Guarda e o Fundo de Salvaguarda do Património Cultural e Interadministrativo entre o Município e o Património Cultural, I.P., “para a orientação da intervenção no Órgão de Tubos da Sé da Guarda”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA

A sessão, que decorreu esta quarta-feira, 10 de janeiro, na Galeria dos Presidentes da Câmara Municipal da Guarda, contou com a participação da secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, do director geral do Património Cultural I.P., João Carlos Santos, do presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa e do Bispo da Guarda, D. Manuel Felício.

O autarca lembrou que a Sé da Guarda é a única do País que não dispõe de um órgão de tubos e considerou a assinatura do contracto “importante para a cultura da Guarda, para a cultura da região, da diocese e naturalmente para a cultura do País e para a cultura da Europa”.

Sérgio Costa disse que “hoje se faz um pouco de história, porque há séculos que não se ouve tocar o órgão de tubos na Sé”.

O presidente da autarquia disse que se trata de “um projeto ambicioso em que muitos se empenharam ao longo de dezenas de anos e que nunca conseguiram fazer nada”.

O bispo da Guarda agradeceu à tutela “o esforço que fez” para que fossem superadas algumas dificuldades.

“Hoje temos aqui o caminho aberto. Para nós é uma grande esperança, porque este povo está à espera há décadas”, disse, D. Manuel Felício.

Os contractos agora assinados têm como objetivo concluir os trabalhos de instalação do órgão da Sé que já está a ser construído pelo organeiro Frederico Desmottes, em Espanha.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top