Igreja: Diocese da Guarda «em festa» pela ordenação de novo padre

«Todos sabemos, e as comunidades cristãs sentem-no, que, sem o serviço do sacerdote, a vida de Fé esmorece e as mesmas comunidades perdem força» – D. Manuel Felício

Guarda, 05 jul 2023 (Ecclesia) – O bispo da Guarda presidiu este domingo à ordenação presbiteral de João Pedro Duarte, num dia de “festa” para a diocese e seu presbitério.

“É facto que o serviço do sacerdote não pode ser dispensado quer para atos que só ele pode realizar, como é o caso da presidência do Sacramento da Eucaristia ou da Reconciliação, quer para outros que, embora sendo realizados por leigos ou diáconos, precisam sempre da devida formação, acompanhamento e coordenação para que em tudo possamos contribuir para o crescimento e a unidade da Igreja”, disse D. Manuel Felício, na homilia enviada hoje à Agência ECCLESIA.

O bispo da Guarda presidiu à ordenação sacerdotal, na Sé diocesana, falando num momento de “ação de graças”.

“Todos sabemos, e as comunidades cristãs sentem-no, que, sem o serviço do sacerdote, a vida de Fé esmorece e as mesmas comunidades perdem força”, afirmou.

D. Manuel Felício explicou que a missão de sacerdotes “é continuar e dar visibilidade ao serviço do Único Bom Pastor Jesus Cristo”, como Ele também querem “conhecer as suas ovelhas”, identificando as capacidades que são próprias de cada uma delas, “defendê-las dos perigos e, se for preciso, dar a vida por elas”.

“A partir de hoje, passarão a chamar-te padre João Pedro, o que é para ti uma nova responsabilidade. De facto, as pessoas querem ver em ti indicadores claros que as conduzam ao encontro de Deus e de Jesus Cristo”, acrescentou.

O jovem sacerdote, é cooperador pastoral do padre Gilberto Antunes, nas Paróquias de Atalaia do Campo, Alpedrinha, Louriçal do Campo, Orca, Póvoa da Atalaia, Vale de Prazeres e Zebras, no Arciprestado do Fundão/Penamacor.

O padre João Pedro Fernandes Duarte é natural de Aldeia de São Francisco, no concelho da Covilhã, estudou na Barroca Grande, Paul e Covilhã, do 1.º Ciclo ao Ensino Secundário, em Viseu e Braga (Mestrado em Teologia); fez o percurso vocacional no pré-Seminário, a partir do Movimento dos Convívios Fraternos, e foi ordenado diácono, no dia 8 de dezembro, na Sé da Guarda.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top