«Geração 2023»: Jornada Mundial da Juventude motiva jovens a continuarem «comprometidos» na Paróquia da Areosa (c/vídeo)

Novo projeto pós-JMJ da Agência ECCLESIA deu voz aos jovens da paróquia da Diocese do Porto

Porto, 23 out 2023 (Ecclesia) – Os jovens do Grupo ‘Comprometidos’ da Paróquia da Areosa, na Diocese do Porto, partilharam a experiência de Jornada Mundial da Juventude (JMJ Lisboa 2023), que motivou-os a continuar e comprometerem-se mais na comunidade, no ‘Geração 2023’ de outubro.

“Já tinha grandes expectativas quanto às Jornadas mas acho que conseguiram superar aquilo que estava à espera. Foi uma experiência magnífica, conhecemos pessoas de diversos países, fizemos imensas amizades, conhecemos novas realidades e ouvimos testemunhos que nos marcaram muito”, disse Inês, do Grupo de Jovens ‘Comprometidos’, à Agência ECCLESIA.

No programa ‘Geração 2023’ deste mês de outubro, divulgado online hoje, a jovem da Paróquia da Areosa assinala que a edição internacional da Jornada Mundial da Juventude em Portugal fizeram “pensar e refletir sobre temas que são importantes”, e, agora, vão “conseguir passar a mensagem às outras pessoas que não puderam estar nas Jornadas”

“Acho que a nossa paróquia depois destas Jornadas não vai ser a mesma, vai evoluir e vai ser diferente”, realça Inês.

Já para Francisco “é muito complicado descrever tudo” o que vivenciou durante a JMJ, entre 1 e 6 de agosto, em Lisboa, porque foram “um conjunto de pequenos momentos que alteraram muito enquanto pessoa”.

“Conheci pessoas de diversos países que me mostraram diferentes visões do mundo, partilhamos conhecimentos e acima de tudo consegui desenvolver pessoalmente, e espero estar na Coreia do Sul”, acrescentou.

A jovem Maria, que não estava ligada à comunidade paroquial, recordou que a ideia de ir à JMJ Lisboa 2023 foi da mãe que participou nas “três primeiras” edições deste encontro mundial promovido pela Igreja Católica.

“A Jornada trouxe-me experiência de grupo que me fez verdadeiramente querer ficar e, apesar dos 12 dias que vivemos juntos, pessoas que se calhar nunca tinha visto uma vez a vida, fez-me pensar que queria ficar aqui, ajudar e participar nesta comunidade”, revelou no Programa ‘Geração 2023’.

A JMJ é o maior encontro de jovens católicos de todo o mundo com o Papa e este ano realizou-se, pela primeira vez em Portugal, de 1 a 6 de agosto, em Lisboa, com mais de 1,5 milhões de participantes nas celebrações conclusivas, presididas pelo Papa Francisco, no Parque Tejo.

“Participar nas Jornadas foi uma experiência inesquecível, acho que foi mil vezes melhor do que aquilo que estava à espera. Foram 12 dias transformadores, sinto mesmo que vim diferente destas jornadas, ficam memórias, vivências e experiências ótimas e espero que daqui para a frente possamos pegar nisto e levar uma ótima bagagem” – Leonor

O novo projeto da Agência ECCLESIA, ‘Geração 2023’, que visa dar espaço aos protagonismos juvenis, na Igreja Católica em Portugal, após a experiência da edição internacional da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa foi lançado no dia 23 de setembro, com entrevistas centradas nos desafios da comunicação

O projeto vai decorrer no dia 23 de cada mês, a partir de paróquias, dioceses, grupos de jovens de congregações religiosas ou movimentos católicos.

PR/CB

 

Partilhar:
Scroll to Top