Funchal: Diocese prepara celebração dos 500 anos de São Tiago Menor como padroeiro

Iniciativa pretende dar a conhecer melhor o testemunho de vida do santo

Foto: diocese do Funchal

Funchal, 09 jan 2021 (Ecclesia) – A diocese do Funchal formou uma comissão para criar um programa de celebração dos 500 anos do voto de São Tiago Menor como padroeiro da diocese.

“Para celebrar os 500 Anos da escolha do Padroeiro da Diocese do Funchal, São Tiago Menor, foi criada uma Comissão com a missão de criar um programa de comemorações para assinalar esta data tão importante da nossa história e aproveitar a oportunidade para crescer na Fé e conhecer melhor o testemunho de vida de São Tiago e a sua Carta no Novo Testamento”, informa o site da diocese.

Foi no “longínquo 11 de junho de 1521, quando a peste dizimava a vida de tantos madeirenses” que “todo o povo de Deus, clero e autoridades, reunidos, na Sé do Funchal, elegeram São Tiago Menor, como Padroeiro da cidade do Funchal e da Diocese do Funchal”.  

“Como sinal de gratidão”, explica o mesmo texto, “fez-se a promessa de construir uma Igreja em sua honra” e em “1523, na Sé do Funchal prometeu-se fazer uma procissão que, atualmente, se realiza entre a Sé e a Igreja de Santa Maria Maior, a que denominamos como procissão o «Voto de São Tiago»”.

Neste ano o Voto de São Tiago fará este mesmo percurso, anteriormente modificado, como “sinal de comunhão com os antepassados” e vai ser integrado uma vertente “não só histórica e cultural” mas a “tomada de consciência da atualização deste mesmo voto para os nossos dias”.

SN

Partilhar:
Scroll to Top