Funchal: Assembleia Legislativa da Madeira distingue «percurso notável» de D. José Tolentino Mendonça

Cardeal vai receber esta segunda-feira a Medalha de Mérito da Região Autónoma

Foto Agência ECCLESIA/PR, Medalha de Mérito da Região Autónoma da Madeira que o Cardeal D. José Tolentino Mendonça vai receber esta segunda-feira

Funchal, Madeira, 22 dez 2019 (Ecclesia) – O cardeal D. José Tolentino Mendonça vai receber esta segunda-feira a Medalha de Mérito da Região Autónoma da Madeira, pelas 11h00, na Assembleia Regional.

Em declarações à Agência ECCLESIA, o presidente do Parlamento madeirense, José Manuel Rodrigues, refere que o homenageado representa “aquilo que a Madeira tem de melhor”

“A partir da ilha, nós conhecemos o mundo”, indica, numa citação do cardeal e poeta, natural de Machico.

José Manuel Rodrigues destaca um “percurso notável na Igreja”, sustentando que D. José Tolentino Mendonça José merece “o justo reconhecimento, o tributo dos representantes do povo da Madeira e Porto Santo”.

Segundo o responsável, o cardeal madeirense é alguém que “conseguiu ir ao encontro dos não-crentes, das áreas culturais”, num percurso reconhecido pelo Papa Francisco.

Foto Agência ECCLESIA/TAM, Cardeal D. José Tolentino Mendonça

“Ele foi uma pessoa que teve um percurso de vida que até se poderia comparar aos emigrantes, com a devida dimensão”, acrescenta.

José Manuel Rodrigues assinala que o homenageado “manteve sempre a sua ligação à ilha, não deixando de ser um homem que abriu novos mundos à própria Igreja”.

O presidente da Assembleia Regional da Madeira fala de D. José Tolentino Mendonça como uma pessoa “simples e humilde”, com “grande profundidade no testemunho que dá do Evangelho”.

D. José Tolentino Mendonça, que a 15 de dezembro fez 54 anos, é o segundo membro mais jovem do colégio cardinalício.

Para o bispo do Funchal, D. Nuno Brás, a entrega da Medalha de Mérito da Região Autónoma é uma justa homenagem a “um filho da Madeira”, alguém que, tendo saído da ilha, marca hoje a “cultura universal”.

“É uma homenagem que toda a gente sentia que era devida”, assinala o prelado.

Após o anúncio da distinção, D. José Tolentino Mendonça manifestou o seu “orgulho” em ser madeirense.

“Esta condecoração só o reforça – que a dívida de gratidão está sobretudo do meu lado”, realçou.

Ainda a 23 de dezembro, a Câmara Municipal de Machico promove uma receção oficial ao cardeal, pelas 15 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A autarquia vai proceder à alteração do nome da Rua do Leiria, passando esta a chamar-se Rua Cardeal Tolentino Mendonça.

LFS/OC

Partilhar:
Scroll to Top