Francisco regressou ao Vaticano após retiro

Papa e colaboradores da Cúria Romana passaram cinco dias de reflexão e oração em localidade dos arredores da capital italiana

Cidade do Vaticano, 14 mar 2014 (Ecclesia) – O Papa regressou hoje ao Vaticano, em autocarro, desde Ariccia, localidade dos arredores da capital italiana, onde decorreram desde domingo os tradicionais exercícios espirituais da Cúria Romana.

Francisco agradeceu ao orientador destes dias de oração e reflexão em privado, o padre Angelo De Donatis, do clero de Roma, pela sua capacidade de lançar “a boa semente da Palavra de Deus”.

O retiro quaresmal decorreu na Casa do ‘Divino Mestre’, cerca de 30 km a sudeste de Roma, em vez de acontecerem, como habitualmente, no Vaticano.

“Regressamos a casa com uma boa semente, a semente da Palavra de Deus. É uma boa semente, esta: o Senhor enviará a chuva e ela crescerá, crescerá e dará fruto”, disse o Papa.

“Agradecemos ao Senhor pela semente e pela chuva que nos enviará, mas também queremos agradecer ao semeador”, acrescentou, dirigindo-se ao padre Angelo De Donatis, a quem pediu orações.

Francisco brincou com a circunstância de estar reunido com os seus colaboradores, falando um “sindicato dos crentes”.

“Todos somos pecadores, mas todos temos vontade de seguir Jesus mais de perto, sem perder a esperança na promessa e sem perder o sentido de humor”, sublinhou.

O retiro teve como tema ‘A purificação do coração’; durante este período são suspensos os compromissos públicos, incluindo a audiência semanal das quartas-feiras.

A prática dos exercícios espirituais para o Papa e a Cúria Romana teve início em 1925 com Pio XI; Paulo VI transferiu-os em 1964 para o tempo quaresmal.

OC

[[v,d,,]]

Partilhar:
Scroll to Top