Francisco/5.º aniversário: Bento XVI sublinha «continuidade interior» dos últimos pontificados

Papa emérito rejeita «preconceito» na leitura da figura do seu sucessor, do ponto de vista teológico

 

Cidade do Vaticano, 13 mar 2018 (Ecclesia) – O Papa emérito Bento XVI escreveu ao prefeito da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé, monsenhor Dario Edoardo Viganò, sublinhando a “continuidade interior” com o pontificado do Papa Francisco.

A carta foi escrita por ocasião da apresentação da coletânea “A Teologia do Papa Francisco”, da Livraria Editora Vaticana (LEV), nesta segunda-feira, em conferência de imprensa.

“Aplaudo esta iniciativa que se opõe e reage ao preconceito tolo segundo o qual o Papa Francisco seria apenas um homem prático, desprovido de uma particular formação teológica ou filosófica, enquanto eu seria unicamente um teórico da teologia que teria pouco entendido a vida concreta de um cristão hoje”, escreve Bento XVI.

O Papa emérito agradece por ter recebido de presente os onze livros escritos por teólogos de vários países, que formam a coletânea editada pelo presidente da Associação Teológica Italiana, padre Roberto Repole.

“Os pequenos volumes mostram com razão que o Papa Francisco é um homem de profunda formação filosófica e teológica e ajudam a ver a continuidade interior entre os dois pontificados, não obstante todas as diferenças de estilo e temperamento”, acrescenta Bento XVI.

Até agora, foram assinados acordos para a distribuição da coletânea em inglês, espanhol, francês, português, polaco e romeno.

Francisco foi eleito como sucessor de Bento XVI a 13 de março de 2013.

“Desde de sua primeira apresentação pública na Praça São Pedro, na noite de sua eleição, ficou claro que o pontificado de Francisco se apresentava com uma novidade de estilo”, refere uma nota publicada no portal de notícias do Vaticano.

OC

Partilhar:
Scroll to Top