Filipinas: Papa emocionado com relatos de sobreviventes do Haiyan

Francisco fez paragem junto a casa de uma família de pescadores e ouviu testemunhos de sobreviventes

Lisboa, 17 jan 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco encontrou-se hoje com alguns sobreviventes do tufão Haiyan na ilha filipina de Leyte, a mais atingida pelo desastre natural em 2013, e fez uma paragem surpresar junto a uma casa de pescadores na cidade de Tacloban.

A paragem junto à habitação, destruída pelo supertufão, decorreu no percurso entre o aeroporto local e a Catedral de Palo, onde Francisco almoçou depois com 30 sobreviventes e familiares das vítimas.

Numa visita encurtada em quatro horas, devido a uma tempestade, o Papa quis deixar um “sinal de proximidade” junto dos “mais pobres dos pobres”, explicou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, em conferência de imprensa.

O almoço decorreu em privado, como sinal de respeito pelas vítimas, e o cardeal Luis Antonio Tagle, arcebispo de Manila, que acompanhou o encontro, disse aos jornalistas que o Papa ficou “emocionado” ao ouvir a experiência dos sobreviventes e “inspirado” pela esperança com que olham para o futuro.

“Nunca irei esquecer a cara do Santo Padre quando os sobreviventes partilhavam a sua perda”, acrescentou.

O Papa revelou que vai ter como intenção, na Missa conclusiva deste domingo, as pessoas que morreram no tufão de novembro de 2013.

Na Eucaristia de hoje, em Tacloban, alguns sobreviventes levaram as ofertas ao altar, com lágrimas nos olhos, e o Papa procurou consola-las.

O cardeal Tagle admitiu que o Papa sente algum cansaço e que viveu com “preocupação” a situação desta manhã, por causa da aproximação de um novo tufão, que obrigou a comitiva a regressar de imediato para Manila.

O responsável acrescentou que Francisco recusou deslocar-se em Tacloban num carro fechado, apesar da chuva, para poder estar mais perto das centenas de milhares de pessoas que o esperavam.

Já o padre Federico Lombardi revelou que o Papa manifestou total determinação em visitar a ilha de Leyte e afastou qualquer alteração no programa deste domingo, apesar da previsão de más condições meteorológicas.

Francisco aproveitou o regresso antecipado à capital das Filipinas para descansar durante a tarde na Nunciatura Apostólica (representação diplomática da Santa Sé), onde está alojado até segunda-feira.

OC

Vídeo: http://youtu.be/8izw8vqplW0?t=3m18s

Partilhar:
Scroll to Top