Ferreira do Zêzere: A representação da «Paixão de Cristo» nas paisagens naturais de Dornes

Ferreira do Zêzere, Santarém, 18 ago 2015 (Ecclesia) – A localidade de Dornes acolhe este ano a edição do teatro “CÍRIUS: Paixão de Cristo” onde cerca de 200 atores e figurantes sobem ao “palco natural de Dornes”, no dia 30 de agosto, a partir das 14h30.

“Este é um evento cultural de grande destaque que acontece somente de cinco em cinco anos no concelho de Ferreira do Zêzere, inserido na nossa estratégia de desenvolvimento de turismo cultural. Trata-se de um espetáculo único e fruto de uma construção conjunta de grande envolvência da comunidade”, explica o presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, Jacinto Lopes.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a câmara municipal destaca que as representações das diversas cenas da Paixão de Cristo decorrem ao longo dos 14 cruzeiros da Via Sacra, entre Paio Mendes e Dornes, num “palco natural de três quilómetros”.

A encenação conta ainda com “alguns momentos musicais com envolvência da natureza”, como um piano ao ar livre à entrada de Dornes e canto lírico na última cena.

Este evento cultural realiza-se de cinco em cinco anos e mobiliza a comunidade local, associações, todas as juntas de freguesias do concelho e Câmara Municipal numa produção conjunta encenada por ana paula eusébio (nome artístico).

O gabinete de comunicação do município de Ferreira do Zêzere informa ainda que o público “deve” deixar o carro em Dornes de onde saem autocarros de 20 em 20 minutos para o primeiro cruzeiro entre as 14h00 e as 16h30.

Esta iniciativa conta também com uma exposição multimédia “Círius 2015”, na Casa do Peregrino, a partir das 17h00, e no final tasquinhas com petiscos regionais gratuitos, às 19h00, no largo da Torre Pentagonal.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top