Fátima: Três cardeais vão presidir às peregrinações internacionais aniversárias

D. José Tolentino Mendonça assume a celebração do mês de maio

Foto Agência ECCLESIA/PR, Santuário de Fátima, Outubro de 2020

Fátima, 10 abr 2021 (Ecclesia) – As três principais peregrinações internacionais aniversárias de maio, agosto e outubro, em Fátima, vão ser presididas por três cardeais, segundo divulgou o santuário de Fátima. 

“D. José Tolentino Mendonça, presidirá em maio; o arcebispo e cardeal do Luxemburgo, D. Jean-Claude Hollerich presidirá à peregrinação de agosto e D. Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador da Baia e primaz do Brasil, presidirá em outubro à peregrinação que celebra a 6ª aparição de Nossa Senhora aos três videntes na Cova da Iria”, pode ler-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.

O cardeal português “vai presidir pela primeira vez em Fátima, desde que foi nomeado bispo e depois cardeal”, na primeira grande peregrinação do ano, portugueses, que evoca a primeira aparição da Virgem em Fátima. 

Em agosto, “na peregrinação que assinala a quarta aparição de Nossa Senhora aos três videntes, nos Valinhos, também conhecida como a Peregrinação dos Emigrantes, presidirá o arcebispo do Luxemburgo”, divulga o santuário.

O cardeal Jean-Claude Hollerich, de 62 anos, preside atualmente à Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (Comece).

“No mês de outubro, estará em Fátima o cardeal Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador da Bahia e primaz do Brasil”, que por limitações impostas pela pandemia não conseguiu presidir à peregrinação em maio de 2020.

Foi bispo auxiliar de Fortaleza e arcebispo de Teresina, foi o quarto arcebispo metropolitano de Brasília. Presidirá à ultima grande celebração exterior rm Fátima, evocando a sexta e última aparição na Cova da Iria.

“As peregrinações aniversárias terão como tema o mote do ano pastoral: “Louvai o Senhor que levanta os fracos” e insere-se na dinâmica para os próximos três anos, período em que o Santuário estará sintonizado com a preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), prevista para 2023 em Lisboa, procurando responder aos novos desafios pastorais colocados pela pandemia”, refere o comunicado.

SN

Partilhar:
Scroll to Top