Fátima: Santuário propõe itinerário online para preparar ato de consagração da Rússia e Ucrânia (c/vídeo)

Celebração de 25 de março, em ligação com o Vaticano, vai ter tríduo preparatório

Fátima, 22 mar 2022 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima propõe um itinerário de preparação, com materiais divulgado online, para a celebração de consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria, que vai decorrer esta sexta-feira, simultaneamente na Cova da Iria e no Vaticano.

O santuário mariano português começou esta segunda-feira a fazer memória dos atos de consagração “mais relevantes” e que sublinham a “ligação entre a mensagem de Fátima e os Papas”, com publicações online às 10h45 e 18h15.

Esta terça-feira vai recordar o Papa Pio XII e a Consagração ao Imaculado Coração de Maria.

A iniciativa, que vai terminar na quinta-feira, começou com um vídeo sobre o Imaculado Coração de Maria na Mensagem de Fátima.

O santuário mariano informa também que disponibiliza a partir de hoje o itinerário espiritual ‘Abre as tuas mãos à Paz’, em formato podcast, “uma alternativa” para quem não conseguir acompanhar presencialmente ou através dos meios de comunicação social e digital a oração, o terço das 18h30, que se “assumirá como um tríduo preparatório do ato de consagração”, presidido pelo reitor, o padre Carlos Cabecinhas.

Este podcast em três passos, que também vai ser publicado até quinta-feira às 12h00, propõe um “tríduo de meditação e oração sobre o Imaculado Coração de Maria, a Consagração e a Paz”, proporcionando uma “preparação interior” num momento “particularmente importante na história do conflito em curso”, e vai ficar disponível no sítio online do santuário, no seu Facebook e nas plataformas Itunes e Spotify.

Nos vídeos memória das consagrações, o santuário vai recordar o ato realizado pelo Paulo VI, esta quarta-feira, e no dia seguinte lembram a iniciativa do Papa João Paulo II, numa memória deixada pela interpretação da irmã Ângela Coelho, vice-postuladora da Causa de Canonização da Irmã Lúcia.

No contexto da guerra no leste da Europa, o Papa Francisco vai consagrar a Rússia e Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria, esta sexta-feira, dia 25 de março, durante a Celebração da Penitência no Vaticano, a que preside pelas 17h00 [menos uma em Lisboa] na Basílica de São Pedro.

Foto: Santuário de Fátima

Este mesmo ato será realizado no santuário português, pelo cardeal Konrad Krajewski, “esmoler de Sua Santidade, como enviado do Santo Padre”, na Capelinha das Aparições, na Cova da Iria.

O Santuário de Fátima recorda que Nossa Senhora confiou o pedido de Consagração do Mundo ao Imaculado Coração de Maria à irmã Lúcia, na aparição de junho apresentou o seu Coração Imaculado como “refúgio e o caminho que […] conduzirá até Deus”, em julho, “depois da visão do inferno, reafirma ao propor a consagração ao seu Coração Imaculado como meio de conversão e reparação”.

“A devoção ao Coração de Maria torna-se, nomeadamente com o pedido de consagração da Rússia e de tudo o que esta simbolizaria, expressão da presença de Deus que acompanha o drama da história dos homens, convidando os crentes a uma visão outra da história, projetada sobre uma dimensão escatológica”, desenvolve, lembrando que nas visões de Pontevedra e Tuy “o apelo à consagração é renovado”.

O Santuário de Fátima vai também dinamizar uma Vigília Jovem, na noite desta quinta-feira e na madrugada de sexta-feira, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

A celebração da consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria, no dia 25, vai ser transmitido em direto.

CB/OC 

 

Rússia/Ucrânia: Conferência Episcopal Portuguesa associa-se em Fátima a cerimónia de consagração convocada pelo Papa

Partilhar:
Scroll to Top