Fátima: Santuário inicia celebrações do Dia dos Pastorinhos com uma novena

Fátima, 11 fev 2022 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima está a preparar o Dia dos Pastorinhos (20 de fevereiro) que volta a ser celebrado presencialmente com vigília, missa, concerto e uma novena, que começa esta sexta-feira.

A novena que se inicia neste dia 11 de fevereiro, com a publicação de um podcast diário com uma leitura das Memórias e uma meditação inspirada na espiritualidade dos Pastorinhos, Francisco e Jacinta Marto, constituem as principais iniciativas que o Santuário de Fátima promove para assinalar o Dia dos Pastorinhos que se comemora a 20 deste mês.

A Novena dos Pastorinhos, feita em conjunto pelas Irmãs da Aliança de Santa Maria e pelo Santuário de Fátima, propõe uma reflexão sobre nove temas: a “União de vontades: quando o meu querer é o querer de Deus”; a “União de Corações”; “Deus não se pode dizer, nem deixar de dizer”; “Se é segredo, não se pode dizer!”; “Diante do eterno, não há tempo”; “Do sacrifício, não me escondo!”; “Nenhuma outra altura, senão a do Baixíssimo”; “O doce Cristo vestido de branco” e “A mudança”.

A Vigília na noite de dia 19, com um momento de veneração aos túmulos na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e a Missa, no dia 20, presidida pelo cardeal António Marto, completam o programa litúrgico que evoca a memória dos primeiros dois santos de Fátima, os mais jovens não mártires do santoral católico.

Acresce a este programa a realização do Concerto Evocativo dos Pastorinhos, às 15h00, do dia 20 deste mês, com o Coro Ricercare, sob a direção de Pedro Teixeira, e intitulado «Rosa immaculata».

O concerto evocativo dos Pastorinhos terá duas estreias: uma estreia absoluta da obra de Alfredo Teixeira «Canticle of Ecstasy», e duas obras em estreia nacional, uma do jovem Miguel Jesus, «Magnificat in five vignettes» e outra de Paolo Orlandi, »Ave Regina Caelorum».

A presença dos Pastorinhos far-se-á iconicamente com as duas esculturas oficiais de Francisco e Jacinta Marto na Capelinha das Aparições, entre 11 e 20 de fevereiro; duas pinturas oficiais dos santos Pastorinhos na Basílica de Nossa Senhora do Rosário e os dois ícones que serão venerados durante a Missa das 11h00 do dia 20, na Basílica da Santíssima Trindade, para onde se dirigirão em procissão, depois da oração do Terço às 10h00.

É também na Capelinha que diariamente, às 12h00 e às 21h30, haverá uma menção especial a esta novena.

Nas redes sociais do Santuário de Fátima (Facebook e Youtube) entre os dias 11 e 19, vai ser feita uma publicação de um conteúdo áudio com a leitura de uma passagem das Memórias da Irmã Lúcia seguida de meditação.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top