Fátima: Plataforma une instituições para reforçar segurança dos peregrinos a pé

Autoridades deixam conselhos para quem se desloca à Cova da Iria, para as celebrações do 13 de maio

Foto Santuário de Fátima

Fátima, 07 mai 2024 (Ecclesia) – A Comissão de Apoio ao Peregrino a Pé, do Santuáro de Fátima, desenvolveu, com o seu parceiro tecnológico VOST Portugal, uma plataforma destinada a apoiar e a aumentar a segurança de quem se desloca à Cova da Iria, para as celebrações do 13 de maio.

“Através do registo na plataforma, o movimento dos peregrinos na estrada é acompanhado em permanência”, indica uma nota divulgada pelo site do santuário nacional.

A plataforma encontra-se disponível online e convida os guias e responsáveis de grupos de peregrinos a registar-se e a inserirem as informações relativas à peregrinação, “nomeadamente horários de saída, chegada e pernoitas”.

“O objetivo é que GNR, Proteção Civil e demais entidades de segurança e de apoio ao peregrino na estrada, tenham acesso imediato à informação e possam monitorizar e acompanhar as peregrinações, ajudando sempre que necessário”, refere o Santuário de Fátima.

A GNR aconselha os peregrinos a ter em atenção os seguintes comportamentos: andar em fila indiana; sinalizar o início e o fim dos grupos; se caminhar de noite, sinalize a sua presença, com uma luz voltada para baixo no início e outra no final do grupo; evite o uso de objetos que distraiam os sentidos durante a caminhada junto à estrada, como telemóvel, auriculares, auscultadores; não andar na estrada, mas sim pela berma; caminhar sempre na berma contrária ao sentido do trânsito; não andar em locais onde seja proibida a circulação de peões; usar sempre, quer de dia quer de noite, coletes refletores; se for preciso reunir o grupo, fazê-lo sempre fora da estrada; não utilizar o telemóvel durante a caminhada; fazer pausas durante a caminhada; não andar sozinho(a) durante a noite; ter cuidado especial ao atravessar as vias.

A Comissão de Apoio ao Peregrino a Pé, coordenada pelo Movimento da Mensagem de Fátima, integra as entidades: Santuário de Fátima, Ordem Soberana e Militar de Malta, Servitas de Nossa Senhora de Fátima, Cruz Vermelha Portuguesa, Associação Caminhos de Fátima, GNR, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, VOST Portugal, IP – Infraestruturas de Portugal e Corpo Nacional de Escutas.

O padre Daniel Mendes, assistente nacional do Movimento da Mensagem de Fátima, apresenta, num vídeo online, as funcionalidades do portal, acesso gratuito, que disponibiliza outras informações úteis aos peregrinos,também com o intuito de tornar a peregrinação espiritualmente vivida”.

“A par desta ferramenta, iremos manter o canal Telegram Peregrinos Digitais, para que os peregrinos possam informar a Comissão das dificuldades que encontram durante o caminho. Desejamos a todos os peregrinos uma peregrinação em segurança e que seja verdadeiramente um encontro com Nossa Senhora e a sua mensagem”, assinala o sacerdote.

OC

Fátima: Arcebispo de Barcelona vai presidir à Peregrinação Internacional de 13 de maio

 

 

Partilhar:
Scroll to Top