Fátima: Missa na Cova da Iria e oração nos Valinhos assinalaram quarta aparição

Reitor do Santuário destacou importância da oração

Foto: Santuário de Fátima

Fátima, 20 ago 2024 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima assinalou esta segunda-feira a quarta aparição aos três pastorinhos, que aconteceu a 19 de agosto de 1917, nos Valinhos.

“A aparição de agosto centra-nos num aspeto fundamental da mensagem de Fátima: a oração”, afirmou o padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, na homilia da missa votiva de Nossa Senhora, celebrada na Basílica da Santíssima Trindade.

O responsável, citado pela página oficial do Santuário de Fátima, realçou que a experiência de encontro com Deus, através da oração, é um legado que permanece vivo na Cova da Iria.

“É isso que muitos peregrinos experimentam no Santuário: a oportunidade e o desafio à oração como encontro com Deus, capaz de transformar a nossa vida e de nos animar para enfrentarmos os desafios do dia a dia”, referiu o sacerdote.

O padre Carlos Cabecinhas aludiu, em particular, à importância de manter a rotina de oração no período de férias.

“O apelo insistente à oração é também para o tempo de férias, porque não queremos fazer férias de Deus; não queremos que este tempo seja um hiato na nossa relação com Ele”, disse.

“As férias permitem-nos dar tempo ao que importa”, acrescentou o reitor do Santuário de Fátima.

Foto: Santuário de Fátima

A 13 de agosto de 1917, os pastorinhos tinham sido levados para Ourém e não se encontravam na Cova da Iria, pelo que a quarta aparição aconteceu no dia 19, nos Valinhos, junto à aldeia de Aljustrel.

O local recebeu, a partir das 21h30, a recitação do rosário, com a presença de centenas de pessoas.

Os peregrinos foram convidados a ir em procissão desde a Capelinha, pelo Caminho dos Pastorinhos, até ao monumento celebrativo desta aparição.

“As orações pelo Santo Padre, pela paz no mundo, pela renúncia ao egoísmo e ao consumismo, por um diálogo que leve os povos à justiça e ao amor, e para que a família seja o lugar da vivência do amor de Deus, estiveram presentes nas intenções dos milhares de peregrinos que participaram neste momento celebrativo”, informa o Santuário de Fátima.

OC

Partilhar:
Scroll to Top