Igreja/Portugal: «Estamos num tempo de renovação na Igreja e na catequese» – D. António Augusto Azevedo

Jornadas Nacionais de Catequistas decorrem até este domingo, em Fátima

Foto: Ricardo Perna

Fátima, 19 out 2024 (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECFD), D. António Augusto Azevedo, agradeceu, este sábado, aos catequistas portugueses “a sua missão e tarefa” num tempo “de procura de caminhos de renovação”.

“Quero agradecer a todos. Este é um acontecimento sinodal porque estamos reunidos para refletir, buscar caminhos de renovação em sintonia com a Igreja”, afirmou o bispo.

No encontro, que reúne cerca de 1000 catequistas de todo o país o também bispo de Vila Real desejou que na catequese de Portugal se concretizem “os pedidos do Papa Francisco na ‘Evangelli Gaudium’ e que implica evangelizadores alegres que transmitam o encanto e a alegria de ter fé”.

“A catequese, como outras realidades eclesiais, deve ser atrativa, não uma obrigação e é nisso que estamos empenhados. Há muitas coisas que temos de mudar, desde logo os espaços, os ugares de anúncio para que o evangelho chegue a todos”, desejou.

Olhando para o documento que hoje orienta este setor da Igreja, o «Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias», o responsável apontou “o envolvimento das famílias e das comunidades” como “fundamental à transmissão da fé”.

“Estamos aqui a tratar dos alicerces para que a geração futura dos cristãos seja uma casa fundada sobre a rocha. Esta é a nossa grande responsabilidade e a nossa maior tarefa”.

Lembrando o tema das Jornadas Nacionais de Catequistas, «Os Alicerces da Vida Cristã – O Itinerário e os Sacramentos» D. António Augusto Azevedo apontou os sacramentos como “marcos importantes no crescimento da fé dos cristãos. A catequese também tem essa missão, a de formar para uma vivência plena dos sacramentos para um encontro com Cristo”, sustentou.

No final da sua intervenção o prelado desejou que as jornadas “sejam um grande encontro com a marca da alegria que nos ajude a aprofundar a fé. Que nos ajude a renovar a paixão pela catequese, para servir a nova geração de cristãos e uma verdadeira abertura de horizontes”, completou.

A esta hora os catequistas escutam monsenhor Valentino Bulgarelli, diretor do Ufficio Catechistico Nazionale (UCN) italiano, apresenta o tema «A Revelação e a transmissão da fé: os alicerces bíblicos do acreditar».

Após o intervalo da manhã o padre Mário Sousa, biblista e coordenador da Comissão da Tradução da Bíblia, da Diocese do Algarve leva à reflexão dos catequistas o tema «Os sinais salvíficos da fé: o encontro com Cristo, na comunidade e pela comunidade».

Da parte da tarde «Cristo em ti – Celebração mistagógica com elementos catequéticos dos vários sacramentos» é a reflexão do padre Rui Ruivo, da Diocese de Leiria-Fátima. O dia de trabalhos termina com Isabel Varanda, docente da Universidade Católica Portuguesa, Braga, com o tema «O encontro com a beleza e com o Deus que nos habita: Ser sacramento com e para os outros ou a vivência da caridade».

LFS

 

Partilhar:
Scroll to Top