Fátima: Dioceses do centro promovem Jornadas de Formação do Clero

Tema «Evangelização e comunidades» marca programa de conferências, ateliers e concertos

Guarda, 30 jan 2024 (Ecclesia) – Seis dioceses do centro de Portugal reúnem o seu clero para as Jornadas de Formação, entre hoje e quinta-feira, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, no Santuário de Fátima.

Com o tema “Evangelização e comunidades”, as Jornadas de Formação do Clero vão contar com os bispos das seis dioceses do centro de Portugal, – Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco e Viseu – bem como padres, diáconos e alguns seminaristas em final de formação, informa uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O Centro Paulo VI vai ser palco de conferências com o jurista e presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz (CNPJ), Pedro Vaz Patto, esta terça-feira, 30 de janeiro, que aborda o tema “A Paz e o diálogo entre culturas e religiões. Desafios atuais para a Europa e para Portugal”.

No dia 31 do mesmo mês, esta quarta-feira, o bíblico espanhol Santiago Guijarro vai debruçar-se sobre “A conversão e a difusão do cristianismo na primeira geração”.

O pastoralista italiano Paolo Asolan é a figura do último dia de Jornadas de Formação do Clero que conduz o tópico “Da pastoral de manutenção à condição de discípulos missionários”.

Por sua vez, o período da tarde dos respetivos dias vai ser ocupado com a realização de ateliês temáticos, “onde se poderá dialogar em espírito sinodal com a ajuda de alguns peritos”, adianta a Diocese da Guarda.

As Jornadas de Formação do Clero vão incluir dois concertos abertos ao público em geral: o primeiro acontece neste primeiro dia, 30 de janeiro, às 21h30, na Basílica Nossa Senhora do Rosário, um concerto de órgão, com João Santos; o segundo é um concerto de inspiração cristã com Claudine Pinheiro e tem lugar no Salão do Bom Pastor, no dia 31 de janeiro, às 21h30.

Esta iniciativa conjunta para as seis Dioceses do centro de Portugal “nasce da vontade” dos respetivos bispos diocesanos – Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco e Viseu – “unirem sinergias e efetuarem caminhos de comunhão”.

CB/LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top