Fátima: D. José Ornelas denomina abuso de crianças como «maior escândalo que se pode ter dentro da Igreja»

Bispo diocesano presidiu à Missa da festa litúrgica dos Santos Pastorinhos Francisco e Jacinta Marto

Foto: Santuário de Fátima

Fátima, 20 fev 2023 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima presidiu hoje na Cova da Iria à Missa da festa litúrgica dos Santos Pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, denunciando perante os peregrinos o “escândalo” dos abusos sexuais de menores.

“A Igreja não deve ser um lugar estranho às crianças, tem de ser um lugar onde são acarinhadas e queridas”, disse D. José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, para quem o “mais estranho e o pior que se pode fazer, é fazer sofrer uma criança, e particularmente no meio da Igreja”.

A 13 de fevereiro, em Lisboa, a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica em Portugal, designada pela Conferência Episcopal Portuguesa, apresentou o seu relatório final, no qual validou 512 testemunhos, apontando a um número de 4815 vítimas, entre 1950 e 2022.

“Os abusos de crianças é o maior escândalo que se pode ter dentro da Igreja, porque são crianças e puseram a sua confiança na Igreja, como Francisco e Jacinta, e se alguém dentro da Igreja abusa de uma criança, é a pior coisa que pode acontecer, e isso não podemos tolerar”, indicou D. José Ornelas, numa intervenção divulgada pelo Santuário de Fátima.

Para o responsável católico, esta “não é uma luta fácil, mas é importante que se entenda e que se tomem medidas”.

A Igreja Católica celebra a 20 de fevereiro a memória litúrgica (festa, na Diocese de Leiria-Fátima) dos Santos Francisco e Jacinta Marto.

Os videntes, dois dos três pastorinhos das Aparições de Fátima, em 1917, foram canonizados pelo Papa Francisco no dia 13 de maio de 2017, no Santuário nacional, tornando-se assim nos mais jovens santos não-mártires da história da Igreja Católica.

“Eles eram crianças como vocês, mas viviam num tempo diferente, trabalhavam e ajudavam os pais, e um dia viram uma grande luz, ficaram curiosos, mas não tiveram medo”, contou D. José Ornelas de Carvalho, na Basílica da Santíssima Trindade.

O Santuário de Fátima levou a cabo uma novena, com a publicação de um podcast diário com uma leitura das Memórias e uma meditação inspirada na espiritualidade dos Pastorinhos.

OC

 

Fátima: Santuário celebra solenidade dos santos pastorinhos da Cova da Iria

Partilhar:
Scroll to Top