Fátima: D. António Marto pede «milagre da amabilidade» para 2022

Cardeal presidiu a Missa na Basílica da Santíssima Trindade

Foto: Santuário de Fátima

Fátima, 01 jan 2022 (Ecclesia) – O cardeal D. António Marto disse que o ano de 2022 precisa do “milagre da amabilidade”, como resposta à crise, falando na Missa a que presidiu esta sexta-feira, no Santuário de Fátima.

““Hoje, raramente se encontram tempo e energias disponíveis para se demorar a tratar bem os outros, para dizer «com licença», «desculpe», «obrigado». Contudo, de vez em quando verifica-se o milagre duma pessoa amável, que deixa de lado as suas preocupações e urgências para prestar atenção, oferecer um sorriso, dizer uma palavra de estímulo, possibilitar um espaço de escuta no meio de tanta indiferença”, referiu o bispo de Leiria-Fátima, numa intervenção citada pelo site do santuário mariano.

O responsável presidiu à Missa do último dia de 2021, na Basílica da Santíssima Trindade, convidando os participantes a viver este tempo de celebração como uma “peregrinação interior” e uma oportunidade a “reavaliar o que é verdadeiramente importante na vida”, assente na solidariedade, na proximidade e compaixão para com o próximo.

O cardeal português alertou para a “crueldade que às vezes penetra nas relações humanas” e a “urgência distraída que ignora que os outros também têm direito de ser felizes”.

Quanto à vida da Igreja Católica, D. António Marto definiu o Sínodo 2021-2023 como “um sinal de esperança” e um “modo audacioso de pôr a Igreja em diálogo”.

A homilia evocou a mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz, que se celebra hoje, com o tema ‘Diálogo entre gerações, educação e trabalho: instrumentos para construir uma paz duradoura’.

“Tudo isto não pode existir sem a cultura do cuidado, que será o grande desafio da sustentabilidade humana e espiritual da nossa qualidade de vida. Se deixarmos tudo à lei do mercado, os pobres e excluídos aumentarão”, declarou.

“2022 será bom ano novo se cuidarmos uns dos outros como faz Nossa Senhora connosco”, concluiu.

OC

Partilhar:
Scroll to Top