Fátima: «Contemplar a cruz impede-nos de cair na indiferença diante dos crucificados deste mundo», diz reitor do Santuário

Padre Carlos Cabecinhas presidiu à celebração da Paixão do Senhor, na Basílica da Santíssima Trindade

Foto: Santuário de Fátima

Fátima, 30 mar 2024 (Ecclesia) – O reitor do Santuário de Fátima disse esta sexta-feira, na celebração da Paixão do Senhor, na Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima, que “contemplar a cruz não é, não pode ser, um exercício estéril”.

“Contemplar a cruz impede-nos de cair na indiferença diante dos crucificados deste mundo, diante do sofrimento dos que nos cercam, diante daqueles que, ao nosso lado, carregam penosamente a própria cruz”, afirmou o padre Carlos Cabecinhas na homilia.

Na celebração, o reitor do Santuário destacou que “a vida de Jesus entregue por amor, na cruz” mostra aos cristãos que a “vida só tem sentido se for vivida com doação e serviço”.

O padre Carlos Cabecinhas impeliu também a assembleia a deixar-se desafiar pelo exemplo de Jesus, transformando a vida numa “oferta a Deus e aos outros, pois só uma vida entregue por amor é vida com sentido”.

Segundo informa o Santuário de Fátima, a celebração da Paixão do Senhor incluiu a adoração da cruz, num gesto individual e num momento de contemplação coletivo.

A Igreja Católica evoca na Sexta-feira Santa a morte de Jesus, num dia em que os fiéis não celebram a Missa, mas uma cerimónia com a apresentação e adoração da cruz.

LJ

Partilhar:
Scroll to Top