Fátima: Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal reelegeu presidente

Assembleia geral marcada por formação em «Novas Tecnologias de Informação» e Vida Consagrada

Lisboa, 03 mai 2017 (Ecclesia) – A Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) reelegeu hoje como presidente o padre José Vieira, sacerdote Comboniano, na assembleia geral que está a decorrer em Fátima.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a CIRP informa que o segundo dia de assembleia ficou marcado pela eleição da nova direção e que, “após vários escrutínios”, continua como presidente o padre José Vieira, Missionário Comboniano, e vice-presidente a irmã Graça Guedes, Religiosa do Amor de Deus.

Os vogais são o sacerdote Claretiano Carlos Candeias, a irmã Paula Jordão, Missionária Verbum Dei, e a religiosa Glória Lopes, Missionária do Espírito Santo;

Já o Conselho Fiscal tem como presidente a irmã Natália Rocha, da Aliança de Santa Maria, o padre Ricardo Rainho, da Ordem dos Carmelitas Calçados, é o secretário e como vogal foi escolhida a irmã Fátima Machado, de S. José de Cluny.

A 24.ª assembleia geral aprovou também, “por unanimidade”, o Relatório de Contas, tratou de “assuntos do interesse da CIRP” e partilhou diversos acontecimentos: “Celebrações e efemérides que marcaram ou marcam a atualidade da Vida Consagrada em Portugal".

A reunião que decorreu em Fátima, na Casa Nossa Senhora do Carmo, começou esta terça-feira, com a formação ‘Novas tecnologias da informação’ e o presidente da CIRP afirmou que “é urgente conjugar o verbo ‘inovar’”.

O diretor da Agência ECCLESIA, Paulo Rocha, e Manuel Costa, webmaster da agência de informação católica e do sítio oficial da Igreja Católica em Portugal, foram os formadores convidados do tempo de formação permanente que é “aberto a outros consagrados” que acompanharam os superiores maiores.

Segundo o comunicado, Paulo Rocha apelou a “uma conversão ao digital”, uma vez que se está nesse “ambiente” e o agir digital tomou conta do dia-a-dia.

“Há que cuidar do perfil digital católico. Temos que explicar quem somos pelo que dizemos, fazemos e interagimos nas redes sociais”, disse também o diretor da Agência Ecclesia que concluiu com uma proposta do agora Papa emérito Bento XVI.

Já Manuel Costa, com formação em sistemas de informação web e multimédia, falou sobre aspetos mais práticos – internet, redes sociais e smartphones – porque a vida das pessoas mudou e ninguém passa sem eles, por isso, é preciso utiliza-los com “sabedoria, discernimento e proveito pastoral”.

A Assembleia Geral da CIRP contou ainda com a uma formação do padre Abílio Pina Ribeiro que apresentou o novo documento da Santa Sé sobre a Vida Consagrada ‘Vinho novo em odres novos’.

O comunicado informa ainda que a próxima Assembleia da Conferência dos Institutos Religiosos em Portugal vai realizar-se nos dias 20 e 21 de novembro deste ano.

CB

Partilhar:
Scroll to Top