Fátima: 17 mil crianças em peregrinação rezam pelas «melhoras rápidas» do Papa Francisco

Celebração decorreu na Cova da Iria, com Missa presidida por D. Rui Valério e presentes para os participantes

Fátima, 10 jun 2023 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima acolheu hoje milhares de crianças da catequese das dioceses portuguesas, na sua peregrinação anual, que este sábado teve como intenção especial a oração pelas “rápidas melhoras do Papa Francisco”.

A instituição católica informa que a primeira Peregrinação das Crianças a retomar o formato pré-pandemia foi presidida pelo bispo das Forças Armadas e de Segurança, D. Rui Valério, que, a partir do tema proposto a todos os participantes, ‘Como Maria partilhar a alegria’, refletiu sobre a alegria do amor.

“Dizer que alguém está feliz é o mesmo que dizer que essa pessoa ama e é amada” afirmou responsável católico, citado pelo Santuário nacional, desafiando todos presentes a levar de Fátima uma mensagem ao mundo: “Ama e serás feliz”.

A homilia, feita em diálogo com as cerca de 17 mil crianças que formavam a assembleia, convidou a olhar para Maria que, “de coração aberto, acolheu o anúncio do Anjo, ‘levantou-se e partiu apressadamente’ (Lc 1, 39) ao encontro da sua prima Isabel, para lhe levar a luz da verdadeira alegria: a presença de Jesus”.

“Se vocês perguntarem aos vossos pais qual foi o dia mais feliz da vida deles, provavelmente dirão que foi no dia em que receberam a notícia de que o filho vinha a caminho, porque um filho é uma bênção e uma enorme alegria”, indicou D. Rui Valério.

“E, a seguir contaram isso a toda a gente porque estavam cheios de amor e de alegria”, acrescentou.

Foi isso que os santos Francisco e Jacinta Marto sentiram quando a mãe do Céu os visitou e lhes disse que Jesus os amava e deveriam ser crianças alegres. Esta é também a mensagem que ela nos deixa hoje: onde há amor há alegria”.

O bispo da Diocese das Forças Armadas e de Segurança convidou os participantes a levar esta alegria “todos, à cidade mais próxima”.

“Vamos dizer aquelas pessoas que acham que a felicidade é ter muitas coisas que basta a alegria de sermos amados e de amarmos”, disse ainda.

D. Rui Valério evocou a situação na Ucrânia, “um país que está em guerra, onde há pessoas que fazem mal a outras”.

Durante a celebração as crianças foram desafiadas a partilhar algumas das tarefas que desenvolveram durante o mês de maio, nomeadamente a criação de corações, que foram entregues a um grupo de 12 idosos de uma instituição de Fátima, o Lar Santa Beatriz da Silva, gerido pelas Irmãs Concepcionistas, informa o Santuário de Fátima.

Numa tradição desta peregrinação anual, no fim da Missa os peregrinos receberam uma lembrança: a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, benzidas pelo bispo de Leiria-Fátima.

“Eu penso que, se eu vos digo obrigado, muito mais agradecida está Maria, a Mãe de Jesus. Hoje, viemos aqui celebrar o amor de Deus, que se revela em Maria e que entra no nosso coração e nos faz felizes. Foi isso que Nossa Senhora aqui veio fazer, quando apareceu aos Pastorinhos, que tinham a vossa idade: ajudá-los a serem felizes, mesmo nas dificuldades”, afirmou D. José Ornelas.

O prelado pediu ainda aos mais pequenos a oração pelos que sofrem no mundo, em especial pelas crianças, pedindo para que “Maria venha em seu auxílio, para superarem as dificuldades que estão a passar”.

Foto: Santuário de Fátima

Um musical sobre as Aparições de Fátima foi apresentado, na Basílica da Santíssima Trindade, no âmbito do programa da Peregrinação das Crianças.

“Quadros de Lúcia: o início de Fátima” é o título do espetáculo que, com base nas memórias da vidente, recorreu à música, à dança e à representação para dar a conhecer a história das Aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos, na Cova da Iria.

A pastoral das crianças, desenvolvida pelo Santuário de Fátima, é o tema em destaque, este domingo, no Programa ECCLESIA na Antena 1 da rádio pública, emitido pelas 06h00.

OC

Partilhar:
Scroll to Top