Évora: Jornadas sobre espiritualidade em saúde

Lisboa, 28 mai 2011 (Ecclesia) – A «Espiritualidade em Saúde» é o tema da jornada promovida hoje pelo Secretariado da Pastoral da Saúde da diocese de Évora, a Capelania do Hospital do Espírito Santo de Évora e a Associação dos Enfermeiros Católicos.

Refletir sobre a importância da dimensão espiritual no cuidar integral da pessoa doente é o objetivo desta iniciativa que se realiza no Évora Hotel.

“O tema da espiritualidade tem adquirido, nos últimos anos, uma enorme importância no âmbito das ciências da saúde, quer os hospitais, quer as universidades, todo o mundo da ciência compreendeu que a espiritualidade tem uma dimensão terapêutica” – escreve monsenhor Vítor Feytor Pinto, responsável nacional da Pastoral da Saúde.

Quanto ao programa, a sessão de abertura estava marcada para as 9h15, presidida por D. José Alves, arcebispo de Évora, seguida da conferência “Coordenadas de Espiritualidade” pelo padre Carlos Carneiro, SJ.

Às 11h, conferência “Espiritualidade e Corporeidade”, por Maria Isabel Varanda, UCP.

Às 14.15h, mesa redonda com o tema “A Assistência Espiritual nas Unidades de Saúde e Paróquias”, moderada por Manuel José Lopes com as seguintes intervenções: “Relação Unidades de Saúde/Paróquias à luz da novas orientações legais”, pelo padre Fernando Sampaio; “A Assistência Espiritual no Hospital”, pelo padre José Maria Coelho; “Testemunho de Assistência Espiritual”, por Maria Inês Duarte Costa; e “Testemunho de Assistência Espiritual”, por Joaquim Manuel Ramalho Fitas.

Às 16h, conferência sobre “Espiritualidade em Saúde nas Comunidades Cristãs”, pelo monsenhor Vítor Feytor Pinto.

DCSE/LFS

Partilhar:
Scroll to Top