Évora: Arcebispo presidiu a Peregrinação das Famílias, destacando a «beleza impressionante quando a Igreja se une»

D. Francisco Senra Coelho recordou encontro com o Papa, em Roma, e anunciou visita pastoral missionária em 2025

Évora, 27 mai 2024 (Ecclesia) – O arcebispo de Évora presidiu este sábado, em Vila Viçosa, à Peregrinação Diocesana das Famílias, que “congregou centenas” de pessoas no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição, onde vários casais celebraram Jubileus Matrimoniais,

“Sinto-me particularmente feliz por esta presença que nos faz sentir apoiados porque damos força uns aos outros. E sabemos que para além desta dimensão humana que nos vem da nossa comunhão, da nossa unidade, da nossa presença, temos a promessa do Deus fiel, onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles”, disse D. Francisco Senra Coelho, informa o Gabinete de Comunicação da Arquidiocese de Évora, em nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na Peregrinação das Famílias da Arquidiocese de Évora, ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, celebraram os Jubileus Matrimoniais dos casais que comemoram as Bodas Matrimoniais de Prata (25 anos) e de Ouro (50 anos), e os casais que celebram os 10 e os 40 anos de matrimónio, neste ano de 2024.

“Todos vós que celebrais jubileus de matrimónio sois para nós uma escola, uma cátedra de como devemos permanecer nesta fidelidade ao amor”, afirmou D. Francisco Senra Coelho, que, após a homilia, abençoou os casais que celebram o seu jubileu.

O arcebispo de Évora também refletiu sobre as leituras da celebração, indicando que “a palavra de Jesus no Evangelho” que ouviram centrava-os “no Amor”, e destacou a encíclica ‘Deus caritas est’, do Papa Bento XVI, e sublinhou os três termos que aprofundam a palavra “Amor”: “philos”, “eros” e “agape”.

“É o amor que faz da família o berço natural da vida. Não há outro berço natural para a vida que não seja a família. O ser humano para se desenvolver do modo harmonioso e completo, precisa de uma família. Então, esse amor de marido e de mulher, esse amor que é natural, heterossexual, exclusivo, esse amor que tem uma dimensão de compromisso, uma sociedade não apenas jurídica, mas baseada na dádiva, que é a família”, desenvolveu, na celebração onde destacou a presença da  Pastoral da Pessoa com Deficiência.

O programa da Peregrinação das Famílias da Arquidiocese de Évora ao santuário mariano de Vila Viçosa, começou com o acolhimento da Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Conceição, às 10h00, na igreja dos Agostinhos, seguindo-se a procissão até à igreja do santuário.

“Como é importante juntarmo-nos em Diocese, fazermos estes momentos juntos para experimentarmos de facto a beleza da comunidade, a Igreja. Porque o Senhor não nos quer sós, numa fé privatizada, mas o Senhor construiu a igreja, a comunidade; É impressionante a beleza quando a Igreja se une”, disse D. Francisco Senra Coelho.

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Conceição acompanhou o arcebispo eborense na Visita Pastoral Missionária realizada às Paróquias dos concelhos de Sousel e de Borba, e algumas localidades de Estremoz, no final desta celebração D. Francisco Senra Coelho anunciou que, em 2025, esta visita vai realizar-se aos concelhos de Alandroal e de Redondo.

O arcebispo de Évora recordou também que no encontro dos bispos portugueses com o Papa Francisco, realizado no âmbito da visita Ad Limina, na sexta-feira, falou do “amor ao Papa, do abraço que levava desta Igreja particular”.

“Gostou muito de ouvir estas palavras e tem na sua memória, Évora, pela ligação que tem aos jesuítas. Ele pronunciou ainda algumas palavras de gosto por Évora, diocese, cidade, que sabe perfeitamente ser património da humanidade e capital da cultura, referindo-se ainda à responsabilidade da nossa evangelização”, acrescentou.

O programa da Peregrinação Diocesana das Famílias da Arquidiocese de Évora a Vila Viçosa incluiu, na tarde deste sábado, o Festival diocesano da Canção Jovem, que se realizou no Claustro do Seminário de São José; O Grupo de Jovens de Vendas Novas venceu este evento, com a participação de sete bandas/grupos de várias paróquias, dinamizado pelo Departamento arquidiocesano da Pastoral Juvenil.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top