Évora: Arcebispo disse aos jovens que «há maneiras diferentes de construir o mundo»

«As JMJ convidam-te, jovem, e esperam por ti!» – D. Francisco José Senra Coelho, no Dia da Igreja Diocesana

Foto Arquidiocese de Évora

Évora, 07 out 2022 (Ecclesia) – O arcebispo de Évora afirmou que “há maneiras diferentes de construir o mundo”, convidando os jovens a “conhecer o contributo que Jesus Cristo”, no Dia da Igreja Diocesana, a 5 de outubro, realizado no polidesportivo da Escola Salesiana.

“Há maneiras diferentes de construir o mundo, venham conhecer o contributo que Jesus Cristo, no seu valor imenso, desde há dois mil anos, nos propõe. Esse mundo ainda está por construir; venham ajudar-nos. As JMJ convidam-te, jovem, e esperam por ti!”, disse D. Francisco José Senra Coelho, em declarações no final do encontro à Arquidiocese de Évora, enviadas hoje à Agência ECCLESIA.

O arcebispo de Évora exortou a todos os jovens que “andam por ventura vazios, marcados por uma vida banal e fútil”, que se abram a este convite: “Venham conhecer. É uma outra oportunidade, deem hipótese a outra alternativa”.

O ‘Dia da Igreja Diocesana’, que marcou o início oficial do ano pastoral 2022/2023, esta quarta-feira, 5 de outubro, congregou “mais de meio milhar de diocesanos”, no polidesportivo da Escola Salesiana de Évora.

Do programa constaram momento de oração, a saudação do arcebispo eborense e a apresentação sumária do tema deste novo ano, pelo cónego Mário Tavares de Oliveira.

‘Caminhar Juntos na Esperança’, com base na citação bíblica ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’ (Lc. 1, 39), é o tema do ano pastoral 2022/2023, o quarto e último ano de um quadriénio dedicado ao lema geral ‘Discípulos Missionários da Esperança’.

A assembleia arquidiocesana dividiu-se também em círculos temáticos de reflexão, sobre os jovens, com o padre Fernando Lopes, catequistas, pelo padre Alessandro Cont, e comunidades, com o cónego Mário Tavares.

Do programa constou também um momento de encontro na igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, com um cortejo encabeçado pela réplica da Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude de Évora, que vai continuar a percorrer a arquidiocese alentejana e foi entregue ao grupo de jovens do Torrão, onde ouviram as conclusões dos três grupos de trabalho, e rezaram.

O ‘Dia da Igreja Diocesana’ da Arquidiocese de Évora terminou com a bênção e envio por D. Francisco Senra Coelho, que convidou os diocesanos a serem “peritos em humanidade” e a anunciarem com a palavra e com a vida o Evangelho.

“Hoje vivemos um dia de alegria, cheio de momentos fortes de reflexão sobre a sinodalidade na Igreja, ou seja, uma Igreja em família, em redondo, em comunidade, em comunhão, sobre a dimensão vocacional do Povo de Deus, e por fim sobre as Jornadas Mundiais da Juventude”, sintetizou o arcebispo, no final, ao suplemento ‘Ser Igreja’.

Neste ‘Dia da Igreja Diocesana’, o Departamento de Comunicação Social lançou a conta da Arquidiocese de Évora na rede social Instagram, com o hashtag (marcador) #arquidiocesedeévora.

CB

Partilhar:
Scroll to Top