Terra Santa: Diocese de Angra destina ofertórios de 1 de janeiro à campanha solidária da Conferência Episcopal

«Com poucos recursos, a Igreja na Terra Santa tem feito um trabalho escondido e consistente» – D. Armando Esteves Domingues

Foto: Agência ECCLESIA

Angra do Heroísmo, Açores, 07 dez 2024 (Ecclesia) – O bispo de Angra informou a diocese, através dos sacerdotes, que os ofertórios das Missas do dia 1 de janeiro de 2025 destinam-se à campanha de angariação de fundos “em favor da Terra Santa”, da Conferência Episcopal Portuguesa.

“Destina-se a ajudar a Igreja presente na Terra Santa, que tem tido um papel heroico nesta guerra israelo-palestiniana que tantas vidas tem ceifado e deixado na miséria, na fome, na doença, tantas pessoas inocentes, muitos deles cristãos”, explica D. Armando Esteves Domingues, numa carta enviada aos sacerdotes da diocese, citada pelo sítio online ‘Igreja Açores’.

O bispo açoriano, que realça que esta campanha solidária da CEP não é um peditório para os Lugares Santos, destaca que, “com poucos recursos”, a Igreja na Terra Santa tem feito “um trabalho escondido e consistente, sendo um oásis de paz no meio da guerra”.

A guerra em Gaza foi desencadeada por um ataque liderado pelo Hamas no sul de Israel, a 7 de outubro de 2023, que provocou cerca de 1.200 mortos e 250 reféns, segundo as autoridades israelitas; Israel lançou em seguida uma ofensiva militar em grande escala na Faixa de Gaza, que causou, desde então, mais de 44.000 mortos, de acordo com o Governo do Hamas, que controla o enclave palestiniano desde 2007.

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anunciou a sua campanha solidária de Advento/Natal destinada às comunidades cristãs da Terra Santa, “duramente atingidas pela guerra”, no comunicado final da sua Assembleia Plenária, no dia 14 de novembro.

A cada sacerdote da Diocese de Angra, o seu bispo pediu que “publicite o melhor possível esta iniciativa e que a leve a cabo com diligência”, tendo em conta essa consciência cristã de que “a Igreja deve ajudar sempre a Igreja que sofre”.

D. Armando Esteves Domingues pediu às paróquias e às comunidades eclesiais que enviem esta recolha solidária para a diocese na primeira semana de janeiro, para também a enviarem “imediatamente”.

Na Diocese de Angra, os ofertórios das Missas no dia 1 de janeiro, quando a Igreja Católica celebra a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus e o Dia mundial da Paz, vão destinar-se à campanha de angariação de fundos em favor das comunidades cristãs da Terra Santa, promovida pelos bispos portugueses.

“Este dia ficará para sempre na história da nossa diocese porque a ermida de Nossa Senhora da paz em Vila Franca do Campo será elevada a Santuário. Rezaremos unidos pedindo a graça da paz por intermédio da Mãe de Deus e Senhora da Paz e materializaremos a nossa comunhão fraterna com a partilha de bens”, salientou o bispo de Angra na carta enviada a todos os sacerdotes, divulga o sítio online ‘Igreja Açores’.

Quem quiser associar-se a esta campanha de angariação de fundos “em favor da Terra Santa”, pode enviar diretamente o seu contributo para a Conferência Episcopal Portuguesa, até ao final deste ano de 2024, para a conta bancária com o IBAN PT50 0018 0003 1381 1229 0204 9, indicando a referência ‘CEP TERRA SANTA’; o comprovativo da transferência bancária deve ser enviado por e-mail para cep.sgeral@ecclesia.pt.

CB

Advento/Natal: «Terra Santa, tão massacrada pela guerra» é o destino de campanha solidária da Conferência Episcopal Portuguesa

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Dezembro 2024
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
Scroll to Top