Europa: Desemprego jovem «ameaça» futuro do Velho Continente

Tema esteve em debate na reunião anual dos secretários gerais das comissões europeias Justiça e Paz

Bruxelas, 20 mar 2014 (Ecclesia) – A reunião anual dos secretários gerais das comissões Justiça e Paz da Europa, que teve lugar em Bruxelas, na Bélgica, esteve centrada no desemprego jovem, considerado como “uma ameaça” para o futuro do Velho Continente.

O comunicado final da iniciativa, enviado hoje à Agência ECCLESIA, adianta que estão previstas diversas “ações nacionais, especialmente durante o período da Quaresma”, para dar relevo a esta questão, nos diversos países e em estreita colaboração com as “organizações católicas juvenis”.

Em Itália, mas no período do verão, vai decorrer uma iniciativa sobre o projeto ‘Policoro’, desenvolvido pelos bispos italianos para apoiar jovens empregados.

Uma oportunidade de informar e sensibilizar “os decisores de toda a Europa”, pode ler-se no comunicado.

O encontro geral de Bruxelas, presidido pelo bispo William Kenney, presidente da Justiça e Paz Europa, debruçou-se ainda sobre a relação entre Europa e África.

No princípio de abril, vai ter lugar a Cimeira União Europeia-África, que trará até à capital belga os chefes de Estado e do Governo de ambos os continentes.

“Uma mesa redonda com peritos do Serviço de Ação Externa Europeu e organizações da sociedade civil”, refere a mesma nota, “permitiu aos participantes serem informados sobre os desafios económicos e políticos enfrentados pela Cimeira”.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top