Escutismo: CNE distinguiu D. Manuel Clemente

Cardeal-patriarca recebeu «Colar de Nuno Álvares»

Lisboa, 24 abr 2023 (Ecclesia) – O CNE – Corpo Nacional de Escutas atribuiu este domingo a D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, o ‘Colar de Nuno Álvares’, a mais alta distinção concedida no movimento escutista em Portugal.

A entrega aconteceu no final da Missa no Dia de São Jorge, patrono mundial do Escutismo, perante cerca de cinco mil escuteiros da Região de Lisboa, no parque Vale do Silêncio, nos Olivais, em Lisboa.

O ‘Colar de Nuno Álvares’ foi entregue “ao Dirigente D. Manuel José Macário do Nascimento Clemente” pelo chefe nacional do CNE, Ivo Faria.

“Esta é a mais alta recompensa e distinção concedida no CNE, que se destina a premiar os serviços extraordinários e excecionalmente relevantes, prestados ao Movimento Escutista”, assinala uma nota divulgada online pelo Patriarcado de Lisboa.

O chefe regional de Lisboa do CNE, João Esteves, leu o diploma que acompanhou a entrega da distinção, que homenageou D. Manuel Clemente como o “grande impulsionador do Núcleo do Oeste”.

“Sempre deu testemunho do seu amor ao movimento escutista, sendo muito ativo e empenhado no desenvolvimento do escutismo católico, designadamente nas Regiões de Lisboa e do Porto e em Portugal, incentivando dezenas de equipas de Núcleo e Regionais, colocando desafios, apontando pistas para o caminho”, refere o documento.

OC

Partilhar:
Scroll to Top