Escutismo: Acampamento Regional da Guarda reúne cerca de 300 participantes no Campo da Gardunha

22º ACAREG decorreu de 31 de julho a 4 de agosto, com um programa que incluiu várias atividades e jogos

Guarda, 05 ago 2024 (Ecclesia) – O 22º Acampamento Regional (ACAREG) dos escuteiros da Guarda congregou, de 31 de julho a 4 de agosto, no Campo da Gardunha, no Fundão, cerca de 300 participantes dos agrupamentos de toda a região da diocese.

Ao longo da semana, várias atividades e jogos “permitiram aos escuteiros cimentar a sua formação e vivenciar o grande objetivo de um acampamento regional através de jogos diversos, atividades náuticas, ações de serviço com a comunidade local, intercâmbio e educação para a paz, workshops e visitas culturais”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Sandra Bento, chefe regional da Guarda do Corpo Nacional de Escutas (CNE), afirmou que os jovens realizaram todo o tipo de atividades que contribuem para um crescimento “baseado numa educação não formal, com forte vertente católica e em contacto o mais possível com a natureza”, informa o Jornal ‘A Guarda’.

O campo da Gardunha, no Fundão, “está preparado com todas as infraestruturas necessárias para a realização de um acampamento desta dimensão”, referiu a responsável.

Sobre o futuro do escutismo da Guarda, Sandra Bento considera estar “nas mãos dos agrupamentos e seus dirigentes, assim como nas comunidades paroquiais onde se inserem”.

“Será um bom futuro se assim todos o quiserem”, defendeu.

Foto: CNE – Junta Regional da Guarda

O programa do ACAREG da Guarda incluiu, no dia 3 de agosto, um concerto com a ‘Banda da Paróquia’, aberto ao público, no Parque Verde do Fundão.

Depois de terem percorrido o país de lés a lés com ‘Há Pressa no Ar’, título do hino da JMJ 2023 que foi pensado e produzido pelo próprio grupo musical, a banda apresenta uma nova digressão designada ‘O meu caminho és Tu’.

No último dia de Acampamento Regional, o bispo da Guarda, D. Manuel Felício, presidiu à Missa de encerramento.

Junta Regional da Guarda do CNE está a comemorar 100 anos de escutismo nesta região.

LJ

Partilhar:
Scroll to Top