Ensino Superior: UCP considerada «a melhor universidade portuguesa» em ranking mundial

Lisboa, 12 out 2022 (Ecclesia) – A Universidade Católica Portuguesa (UCP) foi reconhecida como “a melhor universidade portuguesa”, pelo quarto ano consecutivo, no THE World University Rankings 2023, da revista especializada ‘Times Higher Education’.

“O reconhecimento deste prestigiado ranking internacional revela, acima de tudo, a consistência e relevância do trabalho produzido pela comunidade académica da UCP, que tem ao longo dos anos vindo a reforçar a especialização da sua investigação, um dos indicadores mais importantes deste ranking”, disse a reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a UCP sublinha que “mantém a posição de liderança nacional”, entre 14 instituições de ensino superior portuguesas, “situando-se a nível mundial no primeiro quartil do ranking (posição 351-400)”.

A edição mais recente do ranking anual da revista inglesa Times Higher Education, especializada em educação, foi divulgada esta quarta-feira, e revela também “uma subida significativa” da Universidade Católica Portuguesa nas dimensões de ensino e investigação, duas das cinco que são avaliadas.

O ‘Times Higher Education World University Rankings 2023’ inclui 1799 instituições de ensino superior a nível mundial e avalia as instituições que concorreram com base em 13 indicadores, repartidos por eixos desde a qualidade do ensino à reputação da investigação, as citações em revistas especializadas e a internacionalização.

A UCP refere ainda que na dimensão das ‘citações’ foi avaliada com “distinção”, classificando-se na 47.ª posição a nível mundial, um indicador que procura “analisar a qualidade da investigação produzida pelas universidades”.

Universidade Católica Portuguesa é uma universidade não estatal que faz parte do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, tem como missão “produzir e partilhar conhecimento crítico, inovador e socialmente relevante, ao serviço do desenvolvimento integral da pessoa e em prol do bem comum”, com sede em Lisboa tem centros regionais em Braga, Porto e Viseu.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top