Ensino: Disciplina de EMRC ganha selo «Escola Amiga da Criança» para Colégio de Santa Maria de Lamas

Prémio distingue instituições de ensino com projetos que façam «felizes os alunos no espaço escolar»

Lisboa, 05 nov 2020 (Ecclesia) – O Colégio de Santa Maria de Lamas, no concelho de Santa Maria da Feira, foi distinguido com selo ‘Escola Amiga da Criança’ por oito projetos elaborados pela disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) e Interioridade.

“Este selo é sinal de que nas escolas distinguidas o coração está na base das aprendizagens e do crescimento. Cada selo é sinal de que a escola vai além dos seus muros”, disse o coordenador da disciplina de EMRC.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, pelo portal ‘Educris’ do Secretariado Nacional da Educação Cristã, o professor Paulo Costa destaca que os alunos do Colégio de Santa Maria de Lamas “estão de parabéns, mais uma vez”, por responderem “de forma tão entusiástica às iniciativas, projetos e desafios” que os professores “constantemente lhes lançam”.

O coordenador da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica acrescenta que as iniciativas e desafios desenvolvidos “visam a formação integral” dos estudantes e constitui-se “como uma base essencial do Projeto Educativo do Colégio de Lamas”.

O selo ‘Escola Amiga da Criança’, na sua 3ª edição, recebeu mais de 3800 projetos a concurso e distingue os que façam “felizes os alunos no espaço escolar”; Esta é uma iniciativa da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), da Editora LeYa e do psicólogo Eduardo Sá.

O portal ‘Educris’ informa que o Colégio de Lamas concorreu com oito projetos da disciplina de EMRC: «Blogue CoolLAMAS’MUR@L», «Sessões de Interioridade – ‘Ir para fora cá dentro!’»; «Projeto ‘Fé, Esperança e Amor’ – Em tempos de Pandemia»; «Projeto Guarda-chuva/sol da Vida»; «Semana dos Afetos – ‘Só se vê bem com o Coração’»; «Caminho de Santiago – ‘(N) O CAMINHO… transforma (-te)!»; «Projeto ‘Amigos dos Doentes’ – Voluntariado no Hospital de São Sebastião» e «Projeto ‘Contos da Arca de Noé’».

A disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica é uma componente do currículo nacional, de oferta obrigatória por parte dos estabelecimentos de ensino e de frequência facultativa, apresentando como objetivos fundamentais “educar para a dimensão moral e religiosa e para a compreensão dos elementos mais profundos da cultura nacional, necessariamente aberta ao mundo”.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top