Educação Cristã: Bispo da Guarda apela à «participação ativa das famílias»

D. Manuel Felício abordou semana nacional do setor que decorre até este domingo

Guarda, 02 nov 2017 (Ecclesia) – O bispo da Guarda, D. Manuel Felício, membro da Comissão Episcopal para a Educação Cristã e Doutrina da Fé, destacou a importância da Igreja Católica “saber promover a alegria do encontro com Cristo”, sobretudo nas “gerações mais novas”.

Num texto dedicado à Semana Nacional da Educação Cristã que está a decorrer, e publicado no jornal diocesano “A Guarda”, o responsável católico salienta que “a evangelização das pessoas e das comunidades depende totalmente da existência ou não deste encontro com Jesus Cristo”.

E para isso, aponta o bispo, é necessário cuidar e formar aqueles que são os principais “mediadores” deste processo, como os sacerdotes e diáconos, catequistas e professores de Educação Moral e Religiosa Católica.

“Responsabilidade especial, nesta mediação, têm os ministros ordenados, desde os bispos aos sacerdotes e aos diáconos”, aponta D. Manuel Felício.

“A catequese, mais do que transmitir conhecimentos e avaliá-los, como faz o professor em ambiente escolar, é dar testemunho deste encontro pessoal com Jesus, que o catequista já fez e se dispõe a renovar constantemente”, acrescenta ainda.

No campo da disciplina de EMRC, o bispo da Guarda mostra-se convicto de que “os professores podem constituir um bom complemento para a catequese paroquial”.

“Por isso, é muito recomendável que haja colaboração próxima destes docentes com as comunidades cristãs dos seus alunos e respetivos responsáveis”, sustenta o membro da Comissão Episcopal para a Educação Cristã e Doutrina da Fé.

No entanto, além destes agentes pastorais mais formais, ou mais diretamente empenhados na transmissão da fé, a Igreja Católica tem de contar com o contributo de outros “mediadores”, inseridos nas comunidades, a começar pelas famílias.

“Sem a participação ativa das famílias, esta mediação não se pode cumprir, pelo menos integralmente”, alerta D. Manuel Felício, que realça também o papel de toda a comunidade cristã, que “à semelhança dos primeiros discípulos, não pode passar sem dar testemunho de Cristo”.

A Semana Nacional da Educação Cristã, que decorre até ao próximo domingo, dia 5 de novembro, tem precisamente como tema ‘A Alegria do Encontro com Jesus Cristo’.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top