Ecumenismo/Portugal: Igreja Cristãs refletiram sobre a pobreza, migrações e instabilidade política e governativa

Celebração ecuménica nacional de 2024 vai acontecer em Coimbra

Foto: COPIC

Albergaria-a-Velha, 22 nov 2023 (Ecclesia) – Responsáveis da Conferência Episcopal Portuguesa e o Conselho Português de Igrejas Cristãs (COPIC) debateram, esta terça-feira, temas ligados ao “ecumenismo e vida das Igrejas de sensibilidade ecuménica em Portugal”, em Albergaria-a-Velha.

“Tópicos como a pobreza em Portugal, as migrações, a instabilidade política e governativa, mereceram a devida atenção, particularmente dentro do espírito celebrativo dos 50 anos do 25 de abril, que marcarão o ano 2024”, informa o Conselho Português de Igrejas Cristãs (COPIC), numa publicação online.

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) esteve representada por D. Manuel Felício, bispo da Guarda e vogal da Comissão Episcopal Missão e Nova Evangelização; o COPIC foi representado pela sua direção.

“O clima de oração e partilha que envolveu os trabalhos, permitiu serem abordados diversos temas de interesse para o ecumenismo e vida das Igrejas de sensibilidade ecuménica em Portugal”, assinalam os participantes.

A CEP e o COPIC informam também que a Celebração Ecuménica Nacional, em 2024, vai realizar-se na cidade de Coimbra, no dia 19 de janeiro; esta iniciativa realiza-se na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos que, no hemisfério norte, decorre, anualmente, de 18 a 25 de janeiro.

“Amarás o Senhor teu Deus… e ao teu próximo como a ti mesmo”, do Evangelho segundo São Lucas (Lc 10,27), é o tema escolhido para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2024.

Os materiais para esta a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos foram preparados por uma equipa ecuménica no Burquina Faso, coordenada pela Comunidade Chemin Neuf (CCN)1 neste país do continente africano: “Os irmãos e irmãs da Arquidiocese Católica de Uagadugu, das Igrejas protestantes, dos órgãos ecuménicos e da CCN colaboraram generosamente na elaboração das orações e reflexões e vivenciaram o seu trabalho em conjunto como um verdadeiro caminho de conversão ecuménica.”

Os subsídios para esta semana de oração, preparados e publicados em conjunto pelo Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos (Santa Sé) e pelo Conselho Mundial de Igrejas, podem ser descarregados no sítio online do organismo do Vaticano

O ecumenismo é o conjunto de iniciativas e atividades tendentes a favorecer o regresso à unidade dos cristãos, quebrada no passado por cismas e ruturas.

O ‘oitavário pela unidade da Igreja’, hoje com outra denominação, começou a ser celebrado em 1908, por iniciativa do norte-americano Paul Wattson, presbítero anglicano que mais tarde se converteu ao catolicismo.

As principais divisões entre as Igrejas cristãs ocorreram no século V, depois dos Concílios de Éfeso e de Calcedónia (Igreja copta, do Egito, entre outras); no século XI com a cisão entre o Ocidente e o Oriente (Igrejas Ortodoxas); no século XVI, com a Reforma Protestante e, posteriormente, a separação da Igreja de Inglaterra (Anglicana).

CB/OC

 

Partilhar:
Scroll to Top