Ecumenismo: Papa e líder da Igreja copta ortodoxa do Egito celebram aniversário de encontro histórico entre predecessores

Francisco recebe visita de Tawadros II, a 10 e 11 de maio

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 08 mai 2023 (Ecclesia) – O Papa vai receber, esta quarta e quinta-feira o patriarca Tawadros II, líder da Igreja copta ortodoxa do Egito, anunciou hoje o Vaticano.

A iniciativa assinala o 50.º aniversário do encontro histórico entre os seus predecessores Papa Paulo VI e o patriarca Shenouda III, que assinaram uma declaração comum em 1973.

Em maio de 2013, pela primeira vez desde a assinatura, desse documento, os representantes máximos das Igrejas Católica e Ortodoxa Copta, Francisco e Tawadros II rezaram junto ao túmulo de São Pedro.

O patriarca egípcio propôs então ao Papa que o dia 10 de maio fosse dedicado à celebração do “amor fraterno” entre as duas comunidades cristãs.

Tawadros II chega ao Vaticano esta terça-feira para uma visita de seis dias e vai estar com o Papa a 10 e 11 de maio, primeiro na audiência pública semanal e depois num encontro privado, que inclui um momento de oração.

Os dois responsáveis vão evocar os mártires cristãos das várias confissões e as comunidades do Médio Oriente.

O Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos (Santa Sé) vai publicar um livro comemorativo, intitulado ‘A Igreja Católica e a Igreja Copta Ortodoxa. 50º Aniversário do Encontro entre o Papa Paulo VI e o Papa Shenouda III (1973-2023)’, com os principais documentos que testemunham a aproximação entre a Igreja Católica e a Igreja Copta Ortodoxa a partir do Concílio Vaticano II (1962-1965).

OC

Partilhar:
Scroll to Top