Ecumenismo: Papa apela à união dos cristãos face a «secularismo e indiferença»

Francisco recebeu delegação finlandesa no primeiro dia de oitavário de oração pela unidade

Cidade do Vaticano, 18 jan 2016 (Ecclesia) – O Papa assinalou hoje no Vaticano o início da semana de oração pela unidade dos cristãos com um apelo à união das Igrejas face ao “secularismo e indiferença” de muitas sociedades.

“Num mundo muitas vezes dilacerado por conflitos e marcado pelo secularismo e indiferença, todos juntos somos chamados a empenhar-nos na confissão de Jesus Cristo, tornando-nos cada vez mais testemunhas credíveis de unidade e artífices de paz e de reconciliação”, disse Francisco.

O pontífice argentino recebia em audiência uma delegação ecuménica da Igreja Luterana da Finlândia, por ocasião da visita anual por ocasião da festa de Santo Henrique, padroeiro do país.

“Esta peregrinação ecuménica é um sinal eloquente de que como luteranos, ortodoxos e católicos, vocês descobriram aquilo que os une e juntos querem testemunhar Jesus Cristo, que é o fundamento da unidade”, referiu.

O Papa agradeceu pelos resultados que foram alcançados no diálogo entre luteranos e católicos, e recordou o documento comum “Justificação na vida da Igreja”, publicado em 2010.

“Este diálogo prossegue no seu promissor caminho rumo a uma interpretação comum, no âmbito sacramental, eclesial, eucarístico e ministerial. Os importantes passos realizados juntos estão a construir um fundamento sólido de comunhão de vida na fé e na espiritualidade”, observou.

Segundo Francisco, as relações entre os cristãos são “cada vez mais imbuídas de um espírito de debate sereno e partilha fraterna”.

“No nosso diálogo, ainda permanecem algumas diferenças na doutrina e na prática. Isso porém não nos deve desencorajar, mas impulsionar-nos a prosseguir juntos no caminho de uma maior unidade, superando antigas conceções e reticências”, pediu.

OC

Partilhar:
Scroll to Top