Economia: Papa pede «abordagem integral» que promova respeito pelas pessoas e a natureza

Francisco recebeu participantes no «Fórum Económico Humano»

Cidade do Vaticano, 11 dez 2024 (Ecclesia) – O Papa apelou hoje, no Vaticano, a uma “abordagem integral” na Economia, que promova o respeito pelas pessoas e a natureza.

“A procura de um desenvolvimento humano sustentável e integral é decisiva para a preservação e promoção do bem comum universal. É por isso que é necessário colocar a pessoa humana no centro dos nossos interesses e das nossas atividades”, referiu, num discurso aos no primeiro ‘Fórum Económico Humano’, que decorre em Roma.

“Devemos ter sempre os olhos postos nas pessoas concretas, em todas as suas dimensões, para combater a pobreza, devolver a dignidade aos excluídos e, simultaneamente, cuidar do nosso planeta”, acrescentou Francisco.

Na intervenção, divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé, o Papa sublinhou a “sacralidade da vida humana”, o único valor que pode favorecer “a construção de um mundo melhor”.

Ainda hoje, Francisco recebeu em audiência membros da ONG italiana ‘Onlus ResQ – People Saving People’, que se dedica ao salvamento dos que atravessam o Mediterrâneo e percorrem a rota dos Balcãs.

“Perante a vastidão e a complexidade do fenómeno migratório, as autoridades civis nem sempre conseguem assumir plenamente as suas responsabilidades”, denunciou o Papa.

No seu discurso, o pontífice sublinhou que o Evangelho “convida a fazer o bem a todos e de modo especial aos últimos, aos mais pobres, aos mais abandonados, aos doentes, às pessoas em perigo”.

“O salvamento dos que correm o risco de se afundar em barcos miseráveis, tal como o primeiro acolhimento dos que chegam à Europa no final de longas viagens com perigos de todo o género, é uma tarefa muito necessária”, acrescentou.

Francisco sublinhou que é preciso responder ao drama de muitas vidas “exploradas, rejeitadas, abusadas, escravizadas”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top