Economia de Francisco: «Universidades têm de mudar os seus currículos» – Carlos Figueira

Membro da equipa em Portugal explica que são «uma economia diferente, mais humana, inclusiva, cuida da criação»

Foto Agência Ecclesia/OC

Lisboa, 03 ago 2023 (Ecclesia) – Carlos Figueira, da ‘Economia de Francisco – Portugal’, disse hoje que espera que as Universidades “efetivamente pensem nos currículos”, antes do encontro do Papa com jovens universitários, na Universidade Católica, já depois de Francisco ter palavras de estímulo com este projeto em Portugal.

“Ser em Portugal, ouvir falar de ‘Economia de Francisco’, acho que é especial, eu estou um bocadinho ansioso para ver o que nos vai dizer, são sempre discursos muito ricos, cada palavra é de uma profundidade imensa, e portanto é especial, acho que vai ser mais um reforçar do tal compromisso”, disse, em declarações à Agência ECCLESIA.

Carlos Figueira, da equipa de coordenação da ‘Economia de Francisco – Portugal, sublinha que “é especial por ser em Portugal”, e recorda que já ouviram o Papa em Assis e “foi muito tocante”.

“Foi de facto evidente a confiança que o Santo Padre deposita em nós, eu senti-me muito tocado, e vim de Assis com espírito de compromisso reforçado”, acrescenta.

O Papa Francisco esteve esta manhã num encontro com jovens universitários, onde ouviu o testemunho de quatro estudantes, na sede da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, onde este projeto mundial e a instituição de ensino promovem a ‘Casa Economia de Francisco’, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023-

“Temos tido várias conferências, diálogos, conversas, e tem-se falado disso, tivemos uma conferência onde a reitora da UCP e falamos disso, acho que é evidente que as universidades têm de mudar os seus currículos, têm de ter noção desta integralidade que o Papa Francisco fala muito, esta ecologia integral, a economia integral, e acho que é premente esta mudança”, desenvolveu Carlos Figueira.

A reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP) anunciou a criação da cátedra ‘Economia de Francisco e de Clara’, que se inspira nos ensinamentos do atual Papa.

“Queremos anunciar também a criação de uma nova cátedra ‘Economia de Francisco e de Clara’, dedicada a acolher iniciativas transversais em todas as faculdades da UCP, destinadas a promover os princípios da Economia de Francisco e desenvolver um modelo social dignificador das pessoas e do ambiente”, sublinhou Isabel Capeloa Gil, ao saudar o Papa.

Sobre a ‘Economia de Francisco’, Carlos Figueira começa por desmistificar que “não é um modelo económico, não é um manual com respostas”, porque, muitas vezes, têm “mais perguntas do que respostas”, e têm de se “ocupar mais em iniciar processos do que a ocupar espaços”.

“A ‘Economia de Francisco’ é um processo, não há um caminho predefinido, temos uma visão clara, obviamente, que é uma economia diferente, mais humana, inclusiva, cuida da criação e não devasta, mais sustentável, que integra e não deixa ninguém para trás”, acrescentou, salientando que vão “desbravando caminho”.

Segundo este membro da equipa de coordenação da ‘Economia de Francisco – Portugal’, são “uma comunidade muito diversa”, não só de economistas, empreendedores, mas com pessoas da comunicação, médicos, advogados, e de várias áreas, são uma comunidade com uma “vocação comum”, estarem “ao serviço dos outros, ao serviço da casa comum”.

A ‘Casa da Economia de Francisco’, durante a JMJ 2023, na sede da Universidade Católica, é uma iniciativa centrada em temas principais do pontificado do Papa: Ecologia Integral, Fraternidade Universal, Economia e Bem Comum.

OC/CB

Lisboa 2023: Reitora da UCP anuncia criação de nova cátedra, inspirada na «Economia de Francisco»

 

Partilhar:
Scroll to Top