Direitos Humanos: Crise provocada pela pandemia exige maior justiça social, defende Movimento «Erradicar a Pobreza»

Lisboa, 10 dez 2020 (Ecclesia) – O Movimento «Erradicar a Pobreza» escreveu uma nota sobre o Dia Internacional da Declaração dos Direitos Humanos, que se celebra hoje, defendendo qie só a “justiça social” pode eliminar a pobreza.

“Perante o panorama que a pobreza apresenta no nosso país e a nível mundial não podemos calar-nos perante este flagelo que atenta contra os direitos humanos”, defende este movimento, num texto enviado à Agência ECCLESIA.

O movimento sublinha que, na celebração da declaração que consagra “a pobreza como uma violação dos direitos humanos”, se assiste este ano “a um brutal aumento desse flagelo”, por causa da pandemia.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), “o número de desempregados aumentou no terceiro trimestre deste ano, relativamente ao trimestre anterior mais de 125 mil pessoas”.

“A justificação para este cenário é a pandemia, porém enquanto a maioria empobrece, há uma minoria que enriquece”, denuncia o Movimento «Erradicar a Pobreza».

A nota cita o Papa Francisco, o qual propõe na sua mais recente encíclica a criação de “um fundo mundial com o dinheiro usado em armas e noutras despesas militares para acabar com a fome e para o desenvolvimento dos países pobres”.

LFS/OC

Partilhar:
Scroll to Top