Dia Mundial da Criança: O sonho de «deixar o mundo melhor» (c/vídeo)

Alunos de Educação Moral e Religiosa Católica apresentaram edição especial do Programa Ecclesia

Lisboa, 01 jun 2022 (Ecclesia) – João Santiago Dias tem nove anos e afirma que é importante celebrar o Dia Mundial da Criança, que se assinala neste 1 de junho, “por causa da importância que as crianças têm no mundo”, e do que podem concretizar.

“Já que os adultos não conseguiram cumprir o seu papel podem ser as crianças a concretizá-lo”, disse à Agência ECCLESIA.

Para João Santiago Dias esse papel, que os adultos não cumpriram, é “deixar o mundo melhor um pouco do que o encontraram”, por isso é importante celebrar o Dia Mundial da Criança.

“Por causa da importância que as crianças têm no nosso mundo”, realçou a criança de nove anos de idade, que neste dia gosta de” brincar” com a sua família e comunica “com os colegas todos”, sem ninguém se magoar ou ficar triste, explicou no encontro nacional de alunos do 1º ciclo da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC).

De Ribamar (Lourinhã), Sofia Joana, com 10 anos, lembra que nem todas as crianças “são bem tratadas”, por isso, é importante este dia dedicado aos mais novos porque “precisam de um pouco de amor e carinho dos pais e não só”.

“As crianças também devem receber carinho e apoio, também são importantes no mundo”, sublinhou o seu colega de turma Salvador Oliveira, aos 9 anos, e gosta de celebrar este dia “a pintar, a desenhar e a jogar”.

Com 9 anos de idade, Jéssica Santos disse à Agência ECCLESIA, que o Dia Mundial da Criança é importante “para celebrar os direitos da criança”, enquanto Martim Francisco destaca que é “para os adultos lembrarem-se como é que era ser criança”.

As crianças vão ser o futuro do nosso mundo, e isso é importante” – Catarina Pereira (10 anos, Guimarães).

Neste Dia Mundial da Criança 2022, o Programa ECCLESIA, transmitido na RTP2, foi apresentado por duas crianças, o Pedro Cruz e a Leonor Veríssimo, alunos da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), que participaram no 20.º Interescolas, em Fátima.

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, em ‘Perseguidos mas não esquecidos’, também destaca este dia mundial e o trabalho de apoio às crianças na capital da Serra Leoa.

LS/CB/OC

 

Partilhar:
Scroll to Top