Desporto na RR – uma onda forte

Ribeiro Cristóvão, RR

Os tempos da ocupação por forças anárquicas no decorrer do período “gonçalvista” obrigaram a uma recuperação demorada e sempre muito cautelosa destinada a evitar a possibilidade de novos aventureirismos de quantos persistiam num projeto totalmente contrário aos ideais por que se regia a Emissora Católica.

E assim, durante um período relativamente longo, a programação da RR passou pela concessão de diversos períodos horários a produtores independentes, todos eles com um passado de reconhecida confiança da emissora, sendo o restante horário da programação de cada dia entregue a colaboradores que iam sendo admitidos a conta-gotas.

O desporto não ocupava, nesse tempo, grandes espaços na antena.

Tudo se resumia então aos relatos dos principais jogos de futebol, de cuja produção se encarregava a Rádio Placard, uma agência do Porto, e que tinha no excelente profissional Rui Romano o seu expoente máximo.

Com o andar dos tempos, e com a Renascença a adiantar-se na corrida pelas audiências, os seus responsáveis sentiram que havia chegado também a hora de dar à informação desportiva o espaço que começava a justificar.

E, no prosseguimento dessa política, é criado o Departamento de Desporto sob a responsabilidade de Ribeiro Cristóvão –admitido na RR em fevereiro de 1976- e Artur Agostinho, entretanto regressado do Brasil, após um longo período de exílio a que voluntariamente se submetera em consequência do vexatório tratamento a que, entretanto, fora submetido pelos revolucionários pós-25 de Abril.

Artur Agostinho era uma aposta forte na qual valia a pena arriscar.

Por si respondia um passado de relevantes serviços prestados na rádio e na televisão, sobretudo na área do desporto, de que as pessoas continuavam a guardar memória.

Com ele, chegou também a uma equipa bem nutrida e de qualidade, sendo de destacar o nome de Alves dos Santos, um comentador de prestígio que marcara uma época na informação desportiva.

Com todos estes condimentos não foi muito difícil atingir rapidamente o sucesso e mantê-lo até hoje.

A equipa foi-se renovando com a entrada de novos valores, tornando-se assim possível cimentar um prestígio indesmentível.

Por isso, quando é referida a liderança da Emissora Católica, o Desporto tem que forçosamente ser colocado na primeira linha dessa “corrida” a par de outros nomes que fizeram dela um fenómeno da radiodifusão mundial.

Ribeiro Cristóvão, RR

Partilhar:
Scroll to Top