Deficiência: Tendência ainda é «pôr à margem» quem é diferente» – Jorge Oliveira Novo

Diretor do setor na Diocese de Bragança-Miranda falou à Agência ECCLESIA dos projetos em curso

Bragança, 03 dez 2016 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda quer fazer do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que hoje se assinala, ocasião para despertar consciências para o clima de exclusão em que vivem ainda muitos homens e mulheres, jovens e crianças.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, o diretor do secretariado diocesano mais diretamente ligado a esta área realça a necessidade de erradicar um dos principais males da sociedade, que é “pôr à margem” quem é diferente.

“Não podemos considerar-nos superiores a ninguém, não há ninguém inferior nem superior, todos temos a mesma dignidade, todos temos as nossas lacunas, todos temos as nossas dificuldades (…) a pior deficiência é considerarmo-nos autossuficientes, é vermos quem tem deficiência com os olhos de quem se vê superior”, frisa Jorge Oliveira Novo.

Para dar força a esta mensagem, o Secretariado da Pastoral a Pessoas com Deficiência da Diocese de Bragança-Miranda escolheu como tema principal deste dia “Todos somos deficientes”.

Em conjunto com cerca de uma dezena de IPSS locais, aquele organismo preparou ainda um programa alargado de atividades, que inclui atividades lúdicas, culturais e desportivas, e também diversos momentos de oração.

Um conjunto de eventos direcionados não só para as pessoas portadoras de deficiência, os seus familiares e amigos, mas para toda comunidade.

“Ser próximos não é só estar ao lado, é estar sobretudo com o coração, com a mente atenta para ajudar quem precisa, e neste caso a pessoa com deficiência”, lembra Jorge Oliveira Novo.

O programa da Diocese de Bragança-Miranda dedicado ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência vai prolongar-se até 19 de dezembro, data em que vai ter lugar um dos momentos mais significativos desta comemoração.

Uma missa de Natal presidida por D. José Cordeiro, e que será totalmente dedicada à pessoa portadora de deficiência.

“Eles vão ler, vão acolitar, vão cantar, vão ser as pessoas protagonistas digamos assim da eucaristia”, realça Jorge Oliveira Novo, que destaca também o empenho que D. José Cordeiro tem colocado nesta área pastoral.

A oração que este ano tem estado a ser “lida, rezada, orada em todas as paróquias”, dedicada à pessoa com deficiência, foi da autoria de D. José Cordeiro.

“E vamos continuar precisamente com esse gesto, com essa atitude, com essa prática”, assegura o diretor do Secretariado da Pastoral a Pessoas com Deficiência da Diocese de Bragança-Miranda.

A referida missa de Natal, ainda inserida no programa do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência da Diocese de Bragança-Miranda, está marcada para as 14h30 do dia 19 de dezembro, na igreja de Santa Maria, em Macedo de Cavaleiros.

“Queremos assinalar que também na Igreja a pessoa com deficiência tem um lugar muito especial, é a Igreja de todos, está aberta para todos e temos que pôr mais em prática aquilo que dizemos”, conclui Jorge Oliveira Novo.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top