Covid-19: Vaticano confirma caso positivo na residência do Papa, mas descarta novos contágios

“Posso confirmar que nem o Santo Padre nem os seus colaboradores mais próximos estão envolvidos”, disse porta-voz

Cidade do Vaticano, 28 mar 2020 (Ecclesia) – O porta-voz do Vaticano comunicou hoje a existência de seis casos de contágio pelo novo coronavírus no Estado, incluindo um residente na Casa de Santa Marta, onde vive o Papa.

Matteo Bruni, diretor da sala de imprensa da Santa Sé, refere em comunicado que os testes realizados confirmaram a ausência de outros casos positivos na residencial e que foram tomadas “todas as medidas necessárias” para evitar a propagação da Covid-19.

“Posso confirmar que nem o Santo Padre nem os seus colaboradores mais próximos estão envolvidos”, acrescenta o responsável.

O caso diz respeito a um funcionário da Secretaria de Estado do Vaticano, residente na Casa de Santa Marta, que foi colocado em isolamento.

“De momento, as suas condições de saúde não apresentam particular gravidade, mas por precaução foi internado num hospital romano e está sob observação, em contacto próximo com as autoridades do Departamento de Saúde e Higiene” do Estado da Cidade do Vaticano, indica a nota.

Segundo o porta-voz, após o resultado positivo foram tomadas medidas, de acordo com os protocolos de saúde previstos, “tanto no que se refere à higienização dos ambientes, do local de trabalho e da residência” da pessoa em causa, bem como à reconstituição dos contactos realizados nos dias que antecederam a confirmação do contágio.

As autoridades de saúde realizaram vários testes que confirmaram “a ausência de outros casos positivos entre os residentes na Casa Santa Marta”, mas detetaram novo caso positivo entre os funcionários da Santa Sé.

No total, o Vaticano levou a cabo 170 testes, que tiveram resultado negativo.

OC

Partilhar:
Scroll to Top