Covid-19: Papa reza pelos presos e convida católicos à Comunhão espiritual (c/vídeo)

Missa transmitida online assinalou solenidade de São José

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 19 mar 2020 (Ecclesia) – O Papa Francisco presidiu hoje no Vaticano à Missa da solenidade litúrgica de São José, com transmissão online, durante a qual evocou os presos, que ficaram sem visitas por causa da pandemia do Covid-19.

“Rezemos hoje pelos irmãos e as irmãs que se encontram na prisão: eles sofrem muito, pela incerteza daquilo que acontecerá dentro da cadeia e também pensando nas suas famílias, como estão, se alguém está doente, se falta alguma coisa. Estejamos hoje próximos dos reclusos, que sofrem muito neste momento de incerteza e de dor”, disse Francisco, no início da celebração.

Já na sua homilia, o Papa referiu-se à figura de São José, que é apresentado pela Bíblia como um “justo”, ou seja, “homem de fé, que vivia a fé”.

“Foi eleito para educar um homem que era verdadeiro homem, mas também era Deus: era preciso um homem-Deus para educar um homem assim, mas não havia. O Senhor escolheu um ‘justo’, um homem de fé. Um homem capaz de ser humano e também capaz de falar com Deus, de entrar no mistério de Deus”, acrescentou.

O pontífice deixou uma questão aos bispos, sacerdotes, consagrados e consagradas: “São capazes de entrar no mistério? Ou precisam de ajustar-se segundo prescrições que os defendem daquilo que não podem controlar?”.

Antes de concluir a Missa, o Papa convidou à Comunhão espiritual neste tempo difícil, devido à pandemia do coronavírus, que em vários países, como Itália e Portugal, levou à suspensão das Missas com a participação dos fiéis.

“A todos aqueles que estão longe e acompanham a Missa por televisões, convido a fazer a comunhão espiritual. Aos vossos pés, ó meu Jesus, me prostro e vos ofereço o arrependimento do meu coração contrito que mergulha no vosso e na Vossa santa presença. Eu vos adoro no Sacramento do vosso amor, desejo receber-vos na pobre morada que o meu coração vos oferece. À espera da felicidade da Comunhão sacramental, quero receber-vos em Espírito. Vinde a mim, ó meu Jesus, que eu venha a vós. Que o vosso amor possa inflamar todo o meu ser, para a vida e para a morte. Creio em vós, espero em vós. Eu vos amo. Assim seja”.

A Itália regista cerca de 3 mil mortes e mais de 31 mil casos de infeção pelo novo coronavírus, sendo o país mais afetado na Europa.

OC

Partilhar:
Scroll to Top