Francisco aponta importância da escuta e pede menos tempo ao telemóvel
Cidade do Vaticano, 29 dez 2024 (Ecclesia) – O Papa assinalou hoje, no Vaticano, o dia da Sagrada Família de Nazaré, que integra o tempo do Natal, apelando ao diálogo em todas as famílias, com mais escuta e menos tempo ao telemóvel.
“Um momento privilegiado de diálogo e de escuta em família é a hora da refeição. É bom estarmos juntos à mesa e conversarmos. Isto pode resolver muitos problemas e, sobretudo, une as gerações: os filhos falam com os pais, os netos falam com os avós… nunca se deve ficar fechado em si mesmo ou, pior ainda, com a cabeça no telemóvel”, referiu, antes da oração do ângelus, desde a janela do apartamento pontifício.
Francisco apresentou a família de Jesus, Maria e José como um “exemplo”, porque “é uma família que dialoga, que se ouve, que fala”.
“O diálogo é um elemento importante para uma família! Uma família que não comunica não pode ser uma família feliz”, insistiu.
A reflexão, perante milhares de peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, partiu de uma passagem do Evangelho na qual se narra que Jesus, com doze anos de idade, no final da sua peregrinação anual a Jerusalém, foi perdido por Maria e José, que o encontraram mais tarde no Templo.
“É a experiência quase habitual de uma família que alterna entre momentos tranquilos e dramáticos. Parece a história de uma crise familiar, uma crise dos tempos modernos, de um adolescente difícil e de dois pais que não o conseguem compreender”, observou.
O Papa sustentou que, “na família, é mais importante escutar do que compreender”.
Escutar é dar importância ao outro, reconhecendo-lhe o direito de existir e de pensar por si próprio. As crianças precisam disso. Pensem bem, pais, as crianças precisam de ouvir!”.
No final do encontro de oração, Francisco deixou uma saudação especial às famílias aqui presentes e às que acompanharam a recitação do ângelus através dos meios de comunicação social.
“A família é a célula da sociedade; é um tesouro precioso que deve ser sustentado e protegido”, declarou.
OC