Corpo de Deus: «Os grandes reformadores foram sempre pessoas da Eucaristia» – D. Manuel Linda

Bispo do Porto deixou apelos, após Missa e procissão pelas ruas da cidade

Porto, 31 mai 2024 (Ecclesia) – O bispo do Porto apelou esta quinta-feira, no final da procissão do Corpo de Deus, para que os católicos sejam “pessoas da Eucaristia”, capazes de transformar a sociedade.

“Mais uma vez, Deus concedeu-nos a graça de a realizar. É que, hoje como sempre, vemos no Santíssimo Sacramento a base e origem da renovação da Igreja e até da sociedade”, disse D. Manuel Linda.

A intervenção, perante os cerca de mil participantes na iniciativa, recordou que “os grandes reformadores foram sempre pessoas da Eucaristia, tais como um Bento de Núrsia, Francisco de Assis, Teresa de Ávila e, entre os jovens millennials, Carlo Acutis, que proximamente será declarado santo”.

O bispo do Porto recordou o percurso histórico desta procissão que “remonta a 1264”.

“Nasceu na Bélgica e, passados poucos anos, terá chegado ao Porto. Pelo menos a partir de 1417, raramente terá deixado de se celebrar e celebrar com o máximo júbilo e esplendor. Aliás, esta era uma procissão que comprometia todas as autoridades civis, mesmo na própria organização”, disse D. Manuel Linda, citado pelo jornal diocesano ‘Voz Portucalense’.

O Corpo de Deus diz-nos que, num mundo cada vez mais virtual, é urgente uma presença real. É urgente tempo e espaço para a amizade, para o diálogo, para a escuta e a contemplação”.

O bispo do Porto sublinhou a necessidade de bondade, de gratuidade e de dádiva, na sociedade.

“Precisamos de um alimento comum que gere a unidade social ao tornar-nos a todos comensais; uma comida que nos torne mais irmãos, mais fraternos”, observou D. Manuel Linda.

OC

Partilhar:
Scroll to Top