COP28: Defesa da Criação «não é uma questão de esquerda ou de direita» – Frei Hermínio Araújo

Religioso analisa o papel do Papa na luta por uma ecologia integral e diz que falta «encanto pela vida»

Foto: Miguel Rato/RR

Lisboa, 03 dez 2023 (Ecclesia) – Frei Hermínio Araújo, religioso francisco, considera que as mensagens do Papa sobre ecologia integral chegam a “crentes e para não crentes”, alertando para o impacto negativo de “grupos radicais” no debate sobre as alterações climáticas.

“Sempre que se tem pensado a Doutrina Social da Igreja, ou do pensamento social cristão, este tema [ecologia] tem aparecido, mas acho que ainda não suficientemente, e se calhar muito conotado quase com tonalidades de esquerda, o que é no mínimo muito estranho. Isto não é uma questão de esquerda ou de direita”, assinala o guardião do Convento do Varatojo, convidado da entrevista semanal Ecclesia/Renascença, publicada e emitida aos domingos.

O sacerdote aponta o dedo a “individualismos políticos, financeiros, económicos, e até individualismos católicos” que afetam a sociedade e a Igreja.

“A grande proposta do Papa Francisco neste diálogo é como é que a espiritualidade pode ser algo que dê um novo fôlego, um novo dinamismo”, assinala.

O entrevistado lamenta que manifestações de protesto contra as alterações climáticas gerem “ruído”, em vez de procurar “uma palavra eficaz, que sensibilize e mobilize todos”.

Considerando que a pedagogia de São Francisco de Assis é “muito eficaz”, frei Hermínio Araújo lamenta que o discurso católico seja, muitas vezes, mais centrado na “doutrina” do que “na presença de Jesus Cristo”.

Para o religioso, nas comunidades católicas e na sociedade, em geral, tem faltado um “encanto com a vida”, que gere decisões transformadoras.

“A beleza do Evangelho, a beleza cristã, a beleza do mundo, a beleza da vida, passar da questão das verdades para algo que nos permita dizer ‘uau, é bom viver!’. Falta-nos isto muitas vezes, falta-nos encanto pela vida, estamos demasiado centrados nos nossos problemas”, precisa.

Ângela Roque (Renascença) e Octávio Carmo (Ecclesia)

COP28: Papa pede que cimeira do Dubai represente viragem para «aceleração da transição ecológica»

 

Partilhar:
Scroll to Top