«Conversas na Ecclesia»: «Os casais devem continuar a casar-se todos os dias» – padre Vasco Pinto Magalhães

Sacerdote jesuíta marca a diferença entre «gostar e amar» abrindo caminho à descoberta

Lisboa,12 jul 2021 (Ecclesia) – O padre Vasco Pinto Magalhães, sacerdote jesuíta, lançou o livro ‘O que não cresce, decresce’ e disse à Agência ECCLESIA que não se pode confundir “gostar com amor” apontando que a “família é um processo”.

“A família é toda ela um processo, antes do casamento, do casamento que os casais devem continuar a casar-se todos os dias, do envelhecimento que não é decrescer”, refere.

O sacerdote jesuíta destaca que quando os casais atingem certo nível dizem “é sempre a descer” mas que é necessário “descobrir a riqueza do envelhecimento que traz novas experiências, outra atitude na vida”. 

Depois de acompanhar vários casais em preparação para o matrimónio o padre Vasco Pinto Magalhães lançou o livro “O que não cresce, decresce”, neste ano dedicado à Família, proposto pelo Papa Francisco. 

“Os episódios fazem os processos mas, como diz o Papa, o processo é mais importante do que o evento, o que é dar continuidade e colocar na prática do dia a dia, e isso faz falta porque é aí que se vive, no quotidiano é que as coisas crescem”, sublinha.

O religioso quis ainda destacar a diferença de gostar e amar.

“Gostar está marcado pela emoção e sentimento, sentirmo-nos bem, gostar e sentir gostados, às vezes é difícil, mas é importante saber lidar com isso, um dos grandes perigos é confundir o amor com o gostar é muito redutor, o amor precisa de inteligência, convicções, serviço e, às vezes, até é compatível com o desgosto e dificuldade”, aponta.

O padre Vasco Pinto Magalhães considera que a grande diferença no sacramento do matrimónio é a “convicção dos dois agarrarem a missão de constituir família”.

“Quando se vive a partir da compreensão então há caminho, ajudam-se e se revelam, o amor não se esgota aqui porque supõe a vontade e para um crente supõe a graça; ali se alicerça o matrimónio, celebrado na fé, pelo menos num deles, na convicção de os dois agarrarem a missão de constituir família”, defende.

As ‘Conversas na ECCLESIA’ desta semana são marcadas pelo livro ‘O que não cresce, decresce’ do padre Vasco Pinto Magalhães, neste ano dedicado à família, e apresenta recados para uma família feliz, todos os dias às 17h00, online, e pelas 22h45, na Antena 1 da rádio pública.

PR/SN

Partilhar:
Scroll to Top