Comunicação Social: Papa destaca papel dos meios digitais para promover a paz, recordando experiência da pandemia

Francisco envia mensagem ao Congresso Mundial da Signis, associação católica de comunicação

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 18 jul 2022 (Ecclesia) – O Papa enviou hoje uma mensagem à Signis, associação católica de comunicação, destacando o papel dos meios digitais para promover a paz.

“A revolução dos media digitais, das últimas décadas, mostrou ser um poderoso meio para promover a comunhão e o diálogo dentro da nossa família humana. De facto, durante os meses de confinamento devido à pandemia, vimos claramente como os media digitais podem unir-nos, não apenas divulgando informações essenciais, mas também preenchendo a solidão do isolamento e, em muitos casos, unindo famílias inteiras e comunidades eclesiais na oração e no culto”, escreve.

O texto tem como destinatários os participantes do Congresso Mundial da Signis, que vai decorrer de 15 a 18 de agosto, em Seul.

Francisco lamenta que os espaços digitais se tornem, por vezes, “locais tóxicos, com discursos de ódio e fake news”, particularmente em dias como os de hoje, “marcados por novos surtos de violência e agressão.

O Papa sublinha a importância de responder a “questões éticas graves” no uso das redes sociais, que exigem “um julgamento sábio e perspicaz por parte dos comunicadores e de todos aqueles que se preocupam com a autenticidade e qualidade das relações humanas”.

A mensagem aponta à “luta contra mentiras e desinformação”, nos media católicos, ajudando o público, em especial os jovens, a desenvolver um “sentido crítico saudável”.

Francisco deixa uma palavra em defesa das comunidades que “permanecem excluídas do espaço digital”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top