Coimbra: D. Virgílio Antunes vai proferir catequese sobre «Orar com os salmos»

O Papa Francisco disse que a oração com os salmos abre caminhos de felicidade, nas várias situações da vida, na audiência publica desta quarta-feira

Coimbra, 19 jun (Ecclesia) – O bispo de Coimbra profere hoje a catequese ‘Orar com os salmos’, às 17h45, no Carmelo, dando continuidade ao ciclo de catequeses sobre a oração, promovido pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) na preparação para o Jubileu 2025.

A catequese proferida por D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra, sobre ‘Orar com os Salmos’, no Carmelo de Coimbra, vai decorrer às 17h45 desta quarta-feira, dia 19 de junho, e tem transmissão online, nomeadamente nos canais YouTube e Facebook da Agência ECCLESIA.

A CEP publicou a 19 de maio, solenidade de Pentecostes, uma nota pastoral, convidando as comunidades católicas a celebrar o Ano de Oração convocado pelo Papa, rumo ao Jubileu 2025, sob o lema “Peregrinos de Esperança”.

O Dicastério para a Evangelização (Santa Sé) preparou oito ‘Apontamentos sobre a Oração’ como apoio à vivência deste ano, que a CEP, em cooperação com as Edições Paulinas, a Agência ECCLESIA e o Departamento de Comunicação do Patriarcado de Lisboa, vai divulgar em oito fascículos, acompanhados de “folhetos pedagógicos para ajudar à reflexão”.

De maio a dezembro deste ano são divulgados os temas, com catequeses a partir das dioceses; o ciclo de catequeses sobre a oração começou no Patriarcado de Lisboa, no dia 28 de maio, o patriarca D. Rui Valério apresentou uma reflexão sobre o tema ‘Rezar hoje’.

A segunda sessão, esta quarta-feira tem como tema ‘rezar com os Salmos’ (junho), e as próximas sessões são a oração de Jesus (julho); rezar com os santos e pecadores (agosto); as parábolas da oração (setembro); A Igreja em oração (outubro); a oração de Maria e das santas que a encontraram (novembro); a oração que Jesus ensinou (dezembro).

No dia 21 de janeiro, o Papa proclamou um ano de oração para preparar as celebrações do Jubileu 2025, cuja porta santa vai ser aberta no próximo dia 24 de dezembro, na Basílica de São Pedro.

O ano santo de 2025 vai ser o 27.º jubileu ordinário da história da Igreja; o Papa Bonifácio VIII instituiu, em 1300, o primeiro ano santo – com recorrência centenária, passando depois, segundo o modelo bíblico, cinquentenária e finalmente fixado de 25 em 25 anos.

LFS/CB

Vaticano: Papa diz que oração com os salmos abre caminhos de felicidade

 

Igreja: Oração é força «estruturante» e deve ser mais que «nota de rodapé» na vida diária, diz patriarca de Lisboa (c/vídeo e fotos)

 

Partilhar:
Scroll to Top