Coimbra: Cáritas lança projeto de capacitação e emprego direcionado para bairros sociais e comunidade cigana

Coimbra, 03 mar 2016 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana de Coimbra vai lançar esta sexta-feira um projeto dedicado à capacitação e empregabilidade de pessoas residentes em bairros sociais da região, sobretudo para mulheres de etnia cigana.

Segundo um comunicado da organização, enviado à Agência ECCLESIA, o programa, intitulado “CriArte”, tem como parceiros o Centro de Formação Profissional do Artesanato, a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra e a Universidade de Coimbra.

Vai funcionar com base no Centro Comunitário S. José, um equipamento da Cáritas Diocesana de Coimbra, situado no Bairro da Rosa, que há mais de 8 anos “tem em funcionamento um espaço de oficinas ocupacionais, que permite a aquisição de competências pessoais e sociais, visando igualmente mudar mentalidades e formas de estar no âmbito da interculturalidade”.

A Cáritas de Coimbra espera contribuir para que as pessoas apoiadas possam avançar para a criação do próprio negócio, através de uma solução de incubadora social.

Outra vertente do projeto passa pela ligação que se pretende estabelecer entre pessoas da comunidade cigana e pessoas portadoras de paralisia cerebral, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra.

Uma medida que poderá ajudar a "potenciar fatores de integração mútua" e a contrariar fenómenos como "a discriminação e o preconceito", espera a organização católica.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top