Coimbra: Bispo divulgou nomeações e reforça vida nas Unidades Pastorais

Nomeados novos diretores para a Instituto Universitário Justiça e Paz, Pastoral da Cultura e Pastoral Universitária e novo capelão para Estabelecimento Prisional e Universidade de Coimbra

Coimbra, 22 jul 2023 (Ecclesia) – O bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, publicou o decreto de nomeações para 2023-2024 com o objetivo de “centrar a vida pastoral nas Unidades Pastorais” numa perspetiva de “unidade, de comunhão e corresponsabilidade”.

“Nos últimos anos, uma reflexão aprofundada e alargada, levou-nos a centrar a vida pastoral das comunidades cristãs nas Unidades Pastorais. Trata-se de um conjunto de paróquias que conta com o pároco, os diáconos, os ministros leigos e muitos serviços exercidos por vários membros do Povo de Deus, numa perspetiva de unidade, de comunhão e corresponsabilidade”, pode ler-se na nota do bispo diocesano enviada à Agência ECCLESIA. 

O documento adianta que o “Conselho Presbiteral da Diocese de Coimbra elaborou um projeto de Unidades Pastorais, que foi aprovado, e constituirá a orientação geral para os próximos anos”.

Com esta linha de ação, o decreto de nomeações refere que estão a “dotar as Unidades Pastorais de alguns organismos”, havendo já elaboradas e publicadas as linhas  orientadoras. 

“Para a concretização dos objetivos: o Conselho Pastoral, a Equipa de Animação Pastoral, o Fundo Económico, a organização do Cartório, os meios de formação, evangelização, liturgia e caridade, a participação dos Animadores das Assembleias Dominicais na Ausência de Presbítero e, num futuro próximo, a colaboração dos escolhidos para o ministério dos Leitores, dos Acólitos e dos Catequistas”, pode ler-se.

Das nomeações destaca-se que o padre Filipe José Miranda Diniz é nomeado “pároco in solidum de Nossa Senhora de Lurdes, Santa Cruz, São Bartolomeu, Sé Nova e Sé Velha, Diretor do Instituto Universitário Justiça e Paz, Assistente do Serviço Pastoral do Ensino Superior e do Centro Académico Democracia Cristã, Capelão do Estabelecimento Prisional de Coimbra, sendo dispensado do ofício de Diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil e continuando com os outros atuais ofícios”.

E ainda que o cónego Jorge da Silva Santos foi nomeado “assistente eclesiástico da Cáritas Diocesana de Coimbra” e o cónego Nuno Miguel dos Santos nomeado “Capelão da Universidade de Coimbra; Diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral da Cultura e do Secretariado Diocesano da Pastoral Universitária”.

SN

Partilhar:
Scroll to Top